Bom dia amigo Júlio.
Esta madrugada passamos pelo terror de ter uma filha com suspeita de estar com a Influenza A. Ela já apresentava tosse desde a madrugada de segunda, mas ao medir sua temperatura, que chegava no máximo aos 37.5°, ficamos tranquilos, pelo menos até esta madrugada.
A Luísa estava com 38.5° de febre, que não baixava, e uma tosse seca angustiante, além de respirar com uma certa dificuldade. Sem pensar muito, às 3:30 da manhã, resolvemos levá-la ao Hospital de Caridade, de Santa Maria, onde fomos muito bem atendidos e achamos um companheiro na nossa suspeita, o pediatra de plantão, que imediatame(nte receitou antibióticos e o principal: prescreveu um TESTE RÁPIDO INFLUENZA A + B, que poderia ser feito em um laboratório particular (LABIMED) em frente ao hospital e levaria menos de 30 minutos para se obter um resultado.
Levamos a Luísa para fazer o exame, que custou R$ 90,00 e em aproximadamente 1 hora e meia obtivemos o resultado que nos deixou tranquilos - Não reagente para Influenza tipo A e B - e com sentimento de que o dever dos pais foi cumprido.
Te relato isso para informar aos leitores do teu BLOG que já existe (pelo menos eu não sabia) este exame que pode auxiliar num diagnóstico tão precoce, que além de eliminar a angústia dos familiares e das próprias pessoas com suspeita de ter contraído a Influenza A, pode salvar vidas.
Gostaria de utilizar este espaço para levantar os seguintes questionamentos:
- Será que se eu não tivesse condições financeiras de pagar por este exame e ter plano de saúde oferecido a mim e minha família pela empresa onde trabalho, me seria oferecida a possibilidade de realizar este exame?
- Será que isto vem sendo, está sendo ou será divulgado para toda população pelo Poder Público?
A nossa apreensão durou pouco, graça aos recursos que nos foram disponibilizados, espero que nas unidades públicas de referência ao atendimento dos casos de gripe A as pessoas tenham o mesmo tipo de atendimento.
Abraço e melhoras.
Rodrigo Gorski