terça-feira, 5 de outubro de 2010

As primeiras

Faz frio em Erechim, embora a chuva tenha parado. O café dos padres católicos é muito bom, caseirão e rico em cucas, bolachinhas recheadas e muito mel.

A Lizi foi cedo para o laboratório de geoprocessamento, onde baixa os últimos mapas de Ernesto Alves e dá os últimos retoques na redação. A tarde, reúne-se com a banca/ensaio, onde faz uma sintética apresentação. É mais ou menos um ensaio para a apresentação de dezembro. Aliás, torcemos para que seja em dezembro, pois a dissertação está pronta, embora não dependa da simples vontade da aluna.

Erechim é uma cidade com um padrão socioeconômico muito diferente do nosso. É uma cidade riquíssima e mal conseguimos entender tanta pujança, especialmente porque se trata de uma zona de pequena e média propriedades familiares. Para mim é muito claro, o segredo da riqueza daqui está na diversificação da produção, na concentração de pequenas propriedades e na ausência de latifúndios do atraso, como os que temos em Santiago.

Ontem a tarde recebi uma ligação do meu amigo Rodrigo Vontobel. Jovem dinâmico, inteligente, está preocupado com o futuro da nossa oposição, a quem ele entende que saiu fragilizada do processo eleitoral. Aliás, estava na hora de a oposição local abrir uma discussão sobre os nossos rumos, perspectivas e capacidade interventiva futura. Essa eleição abriu uma crise sem precedentes na oposição de Santiago, afinal nunca houve uma derrota tão complexa e tão arrasadora. Não consegui identificar, ainda, alguém no plano local oposicionista com capacidade de teorização, mas torço para que surjam algumas sistematizações teóricas e interpretatativa, o debate precisa fluir a partir de agora. Afinal, a sucessão está aberta.

Mas, como vinha sustentando nos últimos dia, a eleição de CHICÃO teve também o mérito de definir o quadro dentro do PP. Júlio Ruivo vai a reeleição e vai apoiado por CHICÃO. Não sei se haverá disputa na indicação do vice.

O PP vem embalado para a eleição municipal e surge uma nova safra de candidatos a vereadores. Se a composição da câmara ficar em 15 (o que eu duvido) o PP espera fazer uma bancada de 9 vereadores. Não sei a quantas anda o censo do IBGE, mas temo que não cheguemos aos 51 mil habitantes e isso tem implicações tanto na futura composição da câmara quanto nos repasses do FPM. Espero que a nossa blogosfera saiba buscar além dos releases prontos que recebem e reproduzem.

É claro, por fim, já que ninguém especulou, mas vem aí uma grande reforma no secretariado. Ninguém me falou, mas especulo que o chefe de gabinete de CHICÃO seja José Otávio Bierman Pinto e isso implica em alterações locais, pois o mesmo atualmente é chefe de gabinete do prefeito Ruivo.

Volto logo mais.