terça-feira, 19 de abril de 2011

As dez maiores profissões do futuro, por Gilberto Dimenstein

A partir nas análises do mercado de trabalho, o governo americano periodicamente publica as profissões mais promissoras do futuro --ou seja, aquelas que vão demandar cada vez mais profissionais. Em primeiro lugar, está o profissional que souber misturar saúde com engenharia. O detalhamento da lista está no http://www.catracalivre.com.br/


A tendência é baseada na ideia de que a mistura entre saúde e engenharia vai demandar cada vez mais profissionais para, entre muitas outras coisas, desenhar inovadoras próteses, remédios que usam chips para combater infecções e tumores, sistemas ainda mais sofisticados de imagens, testes para avaliar propensões genéticas.

Se você olhar o topo do ranking vai ver que a saúde está disparada na frente nas áreas de mais futuro, afinal o envelhecimento da população aumenta a demanda. No ranking mais recente das dez mais promissoras ficaram as atividades que misturam engenharia, computação, biologia, matemática, química e saúde.

Daí também se entende por que o ensino superior nos Estados Unidos, está focado em produzir cursos interdisciplinares. Esse foi eleito o grande foco das melhores universidades americanas para não correrem o risco de obsoletismo.