quinta-feira, 21 de abril de 2011

Facebook prepara uma bomba na rede social

Na minha coluna passada, publiquei aqui a lista das dez profissões mais promissoras do futuro (veja no www.catracalivre.com.br), com base nas análises do mercado de trabalho feitas pelo governo dos Estados Unidos.

Evidentemente, umas das áreas mais prósperas tem a ver com a tecnologia da informação, que exige gente preparada, atualizada, veloz --e cada vez mais veloz. Um exemplo dessa velocidade é a bomba que vai ser lançada pelo Facebook nas redes sociais.


Em pouco tempo, quem usar o Facebook (e aí estamos falando de mais de meio bilhão de pessoas) vai, com um simples click, usar a voz para se comunicar.


O que significa um ataque em projetos com o Skype e ainda mais uma ofensiva contra a telefonia fixa ou por celular. Num país em que o preço da chamada é uma fortuna, imagine o que esse novo aplicativo do Facebook vai significar.

Como o foco desta coluna é, essencialmente, o capital humano, vemos como preparar profissionais é treiná-los para aprender sempre e sem parar para enfrentar tanta inovação, Por isso, que os educadores dizem que a tal era da informação já passou. Vivemos a era da criatividade, em que, para sobreviver, cada um tem de ser um inovador.


Gilberto Dimenstein