segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vergonha nacional: Após pedido do governador do PR, blog de jornalista sai do ar

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA / FSP

O blog do jornalista paranaense Esmael Morais saiu do ar pela quarta vez na última quinta-feira (7) por decisão da Justiça Estadual, após pedido da defesa do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

O tucano processa o blogueiro por danos morais desde as eleições do ano passado, quando Morais postou um vídeo que comparou Richa a Adolf Hitler.

Na época, a Justiça ordenou que o jornalista retirasse do ar as postagens ofensivas a Beto Richa e sua família e, dias depois, devido à "reiteração da conduta" ofensiva, ordenou a retirada completa do site do ar.

Desde então, o blogueiro, que afirma ter retirado as postagens apontadas como ofensivas pela Justiça, vem alterando o provedor do site para tentar mantê-lo no ar.

Ele nega que seus textos tenham o objetivo de ofender o governador. "As coisas que eu escrevi foram sobre questões de domínio público. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas", afirma.

Para a defesa de Beto Richa, porém, a maioria dos posts de Morais tem como objetivo difamar e injuriar o governador.

O blogueiro afirma que está sendo submetido a "censura" e "perseguição". O advogado do jornalista, Guilherme Gonçalves, afirma que os fatos que motivaram a primeira liminar, em agosto do ano passado, não existem mais e que, por isso, vai pedir a revisão da decisão.

Desde que o processo foi instaurado, em agosto do ano passado, o site já saiu do ar por quatro vezes após pedidos da defesa de Richa. Um dos pedidos, no mês passado, foi feito diretamente à Justiça dos Estados Unidos, já que o servidor do blog era norte-americano.

Morais é filiado ao PC do B, partido de oposição a Beto Richa, mas nega interesse político. "Meu blog discute políticas públicas, cidadania. Eu não tenho interesse em ofender ninguém, e o que eles diziam que era ofensivo, eu já retirei", afirma.