quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sobre o lançamento do livro ontem à noite

Bem, estou um tanto surpreso pelo lançamento do meu livro, são aquelas surpresas positivas, difíceis de descrever. Para mim, é muito difícil mesmo. Foi uma noite emocionante, talvez uma das mais emocionantes da minha vida, senão a mais, tal é a sensação como estou me sentindo.

Preparamos em uma semana o lançamento desse livro, até para privilegiar o lançamento em Santiago antes de outro lugar. E deu magistralmente certo. A URI, por sua direção e coordenação de Eventos, transformou tudo em algo maravilhoso.

Prá começar, as palavras do Promotor Barbará tocaram fundo a minha alma. Foi um depoimento sincero, profundamente humanista, que me levou às lágrimas, junto com algumas pessoas. Barbará conheçe a minha vida e a forma como a descreveu, associado à sua análise sobre os valores sociais, sobre como ele vê a sociedade e a política hoje, impressionou a todos. Foi longamente aplaudido. Algo comovente.

Meu querido amigo Prefeito Júlio Ruivo e sua esposa, Gisele Ribeiro Kolinski, também deu um discurso emocionante, embora mais ressalvado às questões de nossa cidade, de nossa cultura e dos nossos valores. Também fiquei muito sensibilizado com as palavras do nosso Prefeito dirigidas a minha pessoa. Confesso que ampliou meus sentimentos.

Já o nosso presidente do poder legislativo, Miguel Bianchini, sempre talentoso com sua oratória, saudou-me, falou de nossa amizade e mais, lançou-me um desafio, pois segundo ele, duvidava que eu tivesse conseguido sintetizar todas as formas usadas pelos políticos para enganar o povo. E frisou: e eu sou político. Também foi muuito aplaudido. Ele se fez acompanhar de sua esposa, Professora Zair. Também estiveram lá a Vereadora Mara Rebelo, minha querida prima e o amigo vereador Arlindo, sempre amável e simpático.

Toda a organização do evento esteve a cargo da Naíse Quartieri, juntamente com a turma de apoio, a Ondina, o Sérgio e o Cláudio. A mestre de cerimônias foi o talentoso Rafael Nenitez.

Estiveram os 3 diretores da URI, Clovis Brum, Chico Gorski e Salete Reelon. Também o economista Rogério Anése, do IFF. Ademais, da URI, esteve minha amiga Liana Canterle, diretora do curso de farmácia da Universidade e seu esposo, Dr Rafael Marquiori Teixeira. A Professora Nelci, coordenadora do curso de Arquitetura foi uma presente marcante, assim como o amigo Maurício Brum. E é claro, a amiga Marta Marchiori, que sempre esteve ao nosso lado.

Do SICREDI, lá estavam o Diretor-Presidente Armindo Bochi e o gerente geral Dr. Gindri.

Fiquei muito feliz com a presença do Professor e Historiador Ademar Canterle, Presidente do PP e secretário municipal, bem como sua querida esposa. O amigo Girelli, ex-presidente do PT e - ao que tudo indica - o futuro presidente(de novo).

Da imprensa, fiquei feliz com a presença dos meus grandes amigos Joniz Diniz, César Martins, Leonardo Rosado e Arilene (mais a professora Cida), Sérgio Bueno, bem como a cobertura do pessoal da Rádio da URI. E é claro, o diretor da Rádio Central FM, meu amigo Éldrio Machado. A amiga Bióloga Adriane Estivelete, da Secretaria de Meio Ambiente. O amigo PM Batista. A juventude com o Evandro, Silvana, Daiane, Maíra, Bem...eu dei 106 autógrafos, muitas pessoas eu não sei os nomes

E confesso que tive algumas surpresas. Meu querido amigo Gélsio Kowaleski veio de Jaguari e ainda trouxe uma caixa de vinho. Outra pessoa que causou surpresa foi o filósofo Ivan Zolin, que mora em Santa Maria e cativou a todos com sua amabilidade e simpatia. Ele e o professor Chico Gorski ficaram até altas horas de papo e revivendo velhas histórias da colônia de onde todos vieram.

Da Qualigraf, esteve nosso amigo Pedro Zolin, distinto engenheiro mecânico e o nosso eterno designer Beto Menegat, um talentoso artista que produziu o projeto gráfico do livro.

Minha irmã Alzira e meu cunhado Wagner Damian, a sra. Giane Messina Nortagiácamo e a Alanis, a Lidiane Trombini e o namorado (não sei o nome do rapaz).

Eu vou ser muito franco, temia por esse lançamento, tinha muito medo que fosse esvaziado, esse pavor da gripe e tudo mais; mas, expectativas superadas, foi um show, muito massa mesmo.

Eu a LIZI, apesar de 2 seres, não contamos, somos um só. E, afinal, esse livro é dedicado a ela.