"Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras". Declaração Universal dos Direitos Humanos - Artigo 19:
sábado, 12 de setembro de 2009
Meu mitchourinismo cortado e o eco de Jean Rostand num blog santiaguense. Sobre Yeda, Políbio e Leonardo
Estava deitado, lendo o livro Fanáticos e Sábios, editado em 1959, de autoria de Jean Rostand. Comprei esse livro em 2004, num sebo, em Santo Angelo, e ainda não o tinha lido. Fazem 4 dias que leio as teses de Rostand e sofro entendendo o mitchourinismo. O telefone toca. É o jovem amigo e jornalista Leonardo Rosado. É o meu amigo mais Yedista; e o jovem da região mais ligado no blog do Políbio Braga. Acho que ele abre o Políbio umas 5 ou 6 vezes por dia.
E fulmina:
"Cara, o Polibio me pediu teu e-mail e teu artigo tá no blog dele".
Pensei logo no meu linchamento. Mas vamos lá. A Mônica Leal assume que lê meu blog diariamente. Sei que tenho leitores privilegiados dentro da Casa Civil do governo Yeda...e, é claro, meus amigos e não-amigos na Assembléia Legislativa. Afinal, é bom que todos percebam a força política que os blogs estão tomando. Menti alguma coisa sobre o Políbio Braga? Claro que não. Ele é aquilo mesmo. Autêntico, sincero, direto...e faz a defesa de Yeda como ninguém.
A própria esquerda que estuda esses fenômenos emergentes de comunicação precisa avaliar melhor a presença dos blogs como entes canalizadores de ideologias, agregadores políticos e formadores de opiniões. É claro que eu não concordo em nada com o Políbio Braga, mas quis mostrar que ele é o cara que peitou sozinho a defesa de Yeda (melhor que qualquer advogado), instou um processo de resistência e ainda fomentou um discurso sistematizado para o tucanato e yedistas espalhados por esse Estado afora. Têm deputados na Assembléia Legislativa e secretários de Estado que repetem o que Polibrio Braga diz. Não gostar dele é uma coisa, negar sua influência é burrice.
Ademais, o Leonardo acabou percebendo uma coisa que eu não tinha percebido. A governadora Yeda vai ler mesmo que o discurso de UDN do ex-prefeito Vulmar Leite, PSDB, não tá com nada. O negócio agora é pauleira pura. Ele bem que podia usar seu blog e fazer como Políbio Braga. Os tucanos locais e todos que estão mamando no governo no Estado não defendem Yeda. Defendem escondidos, sem dar a cara a tapa. Têm que fazer como Políbio, guerrilha digital.
Aliás, é justamente meu amigo Leonardo Rosado, em seu blog o cara mais coerente politicamente na cidade. É o único que defende Yeda sempre, é só olhar suas postagens. Ele não mama na SEC, nem tem publicidade do Banrisul...defende por amor e por acreditar em Yeda e na causa. Os que mamam, são acanhados, tímidos, fingem nem mamar.
Bem, amanhã abro meus e-mails. Agora vou seguir lendo Jean Rostand e decifrando esse assunto maravilhoso que é o mitchourinismo e as observações de Garaudy sobre Mendel e o mendelismo. Aliás, confesso-me decepcionado com o Roger Garaudy e as conclusões da URSS sobre a biologia e as teses mendelistas. De qualquer forma, lembrei-me do ano que comprei "CONHEÇA HEGEL" do Garaudy. Jovem, patinava na pequena enciclopédia hegeliana ... e deslanchei com as explicações didáticas e sistematizados do francês. Soube agora pouco que o candidato a prefeito pelo PMDB de Unistalda está querendo conversar com o blog. Vamos ver. Tenham todos um bom domingo.