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na Secretaria Estadual de Saúde, no departamento de Coordenação de Políticas de Assistência Farmaceutica. É onde recebem todas as solicitações de medicamentos ao Estado (Administrativa e Judicial), ocorre a triagem, a avaliação dos médicos, a compra dos medicamentos, distribuição para as coordenadorias regionais de saúde...
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Há um programa informatizado que controla o estoques de medicamentos localizados em todas as cidades do Estado. Exemplo: Posso ver a quantidade, lote e validade de cada caixinha de remédio que existe na prateleira da Secretaria de Saude de Santiago.
A raíz do problema? Na maioria dos municipios, quem opera o sistema informatizado e faz o atendimento aos pacientes são pessoas pouco capacitadas, muitas vezes "Cargos de Confiança" sem a mínina experiência ou estudo.
Muitos municipios não fazem controle eficaz do estoque (sequer sabem), não atualizam os cadastros dos pacientes no sistema informatizado de controle do Estado e isso gera enormes prejuízos.
Uma das coisas que acontece: Medicamentos sobrando em alguns munícipios acabam vencendo nas prateleiras, enquanto fazem falta em outras localidades. Tudo por falta de controle por parte dos gestores municipais.