sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ENTREVISTA EXCLUSIVA, JÚLIO RUIVO


Blog – Prefeito, qual o objetivo dessa viagem a POA e a Brasília?

Júlio Ruivo - Olha, nós temos muitos projetos espalhados, secretarias, ministérios, autarquias...eu venho tentando reunir as informações, localizando os projetos e negociando. Com essa viagem, fizemos um intensivão, até porque esse momento é muito importante, é momento de decisão, de elaboração dos orçamentos.

Blog – Dá pra falar em valores?
Júlio Ruivo - Sim, claro. Em nível estadual, são 6 milhões, especialmente para rede de infraestrutura, saúde e educação.

Blog – Para a compreensão dos leitores, o Senhor poderia detalhar, por exemplo, onde foram e o que foi tratado?
Júlio Ruivo - Primeiro, há que se frisar do nível de satisfação que tomou conta de todos nós. Fomos muito bem recebidos, a atenção conosco foi excelente. Estivemos no Inventariante da Rede Federal Ferroviária, na capital do nosso Estado. Temos um pedido daquela área do açude. O nosso pleito vai ser aceito e, de quebra, recebemos dois vagões de trens.Um, para uma casa de leitura e outro, um ex-vagão restaurante, onde faremos um mini-restaurante e colocaremos à disposição da cidadania junto com a Casa do Conhecimento, ali no recinto da antiga viação férrea.

Também, estivemos no DAER, teremos recursos para o próximo ano para a João Aquino, Ernesto Alves, pavimentação e restauração de avenidas de acessos ao Centro, vale citar a recuperação que faremos da Alceu Carvalho, Aparício Mariense, Bento, Pinheiro Machado, Sete de Setembro, Osvaldo Aranha e parte da Tito. Só vamos asfaltar as vias de acesso, as vias rápidas. As demais ficam sempre com o calçamento.

Blog – Isso em POA, e em Brasília? E a questão da Escola Técnica Federal?
Júlio Ruivo – Olha, essa proposta me deixa muito orgulhoso e muito satisfeito. Estamos dando o melhor de nós em face da consciência que temos acerca do quanto isso vai ser bom, proveitoso e útil para nossa cidade, município e região. O movimento político é muito bem articulado, aliás, articulado em várias frentes. Não existe estreiteza partidária e nem ideológica, essa é uma proposta boa para todos nós e por isso mesmo lá estávamos, na capital federal, o nosso pessoal aqui, eu, o Ademar, o Pelé, o Bianchini, o Marco Peixoto, lado a lado com o pessoal do PT, com o Pimenta, com o Marco Maia, com o Zambiasi, com o Heinze. Estivemos reunidos com o Eliezer Pacheco, que é o Diretor de ensino técnico do MEC, entregamos o projeto e ele nos garantiu que “vai sair”. Agora, ele tem 15 dias para analisar o projeto entregue pela comitiva e na primeira semana de dezembro ele vai chamar uma reunião, aqui ou em Porto Alegre e vamos partir para os encaminhamentos.

O Eliezer nos disse que – nesse primeiro momento – a dificuldade é de pessoal, mas – para contornarmos essa barreira inicial – ele deve sugerir uma parceria com professores de disciplinas básicas do Estado e do Município e o MEC entra com o resto, os técnicos é com a parte deles.

Esse é um grande passo para a nossa região, imagine os setores hipossuficientes tendo uma escola técnica federal, ensino de qualidade, gratuito, isso é muito bom para todos nós.

Blog – E quanto aos outros Ministérios visitados, quais foram eles e que reivindicações foram apresentadas?
Júlio Ruivo – Estivemos em vários Ministérios. No Ministério das Cidades, entregamos um pedido de 500 mil reais para a rua dos poetas e reformulação da Praça, esse é um pleito encaminhado pelo Deputado Heinze. Também, temos em pedido de igual valor, 500 mil, também para a rua dos poetas e reformulação da Praça, só que esse está com o Deputado Paulo Pimenta. No Ministério da Educação, temos um projeto de 1 milhão de reais para a creche do Bairro Lulu Genro. No Ministério da Saúde, estivemos reunidos com o Dr. Gilberto Pucca, e tratamos do nosso Projeto do Laboratório de Prótese do CEO, e ele nos garantiu a liberação. Também estivemos no Ministério da Cultura, lá temos um Projeto do Deputado Paulo Pimenta, no valor de 100 mil reais, para as Estações do Saber, Casas de Leituras para vamos abrir em Santiago. No Ministério das Cidades tratamos do projeto de expansão das galerias, temos lá quatro projetos de saneamentos, algo em torno de 2 milhões, sinceramente, espero pelo menos, a liberação de um deles para agora. E também estivemos visitando o companheiro Tarso Genro, só que não o achamos, mas mesmo assim deixamos nosso abraço e nosso pedido de apoio à luta pela implantação da Escola Técnica Federal em Santiago. E, por fim, fomos até o Tribunal de Contas da União e conversamos pessoalmente com o Ministro Nardes.

Olha, Júlio, eu estou muito eufórico para o próximo ano, a CORSAN vai liberar 7 milhões para o saneamento básico, ao todo, todos esses projetos e investimentos, totalizam mais de 15 milhões em investimentos. Isso é geração de emprego, dinheiro circulando na economia, e todas essas melhorias vão representar peso significativo na qualidade vida do nosso povo. O balanço de tudo isso é o mais positivo possível. Agradeço a oportunidade de falar com os munícipes e o pessoal de fora através do teu blog.