Deputado quer que a gestão tucana explicite os critérios de pavimentações
e não acha certo iludir comunidades
O deputado Raul Pont (PT) estranha que mesmo não tendo asfaltado nenhum quilômetro de rodovia em 2009 e realizado apenas quatro acessos em 2008, o governo estadual prometa 110 ligações asfálticas para 2010. Intrigado com essa "mágica" prevista para ser executada em ano eleitoral, o parlamentar exige da gestão tucana explicações objetivas sobre os critérios para a pavimentação de estradas. Segundo ele, foram vagas e imprecisas as respostas do secretário-adjunto de Infra-estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto, que tratou do tema na audiência pública da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, na manhã desta quinta-feira (5). Atraídos pela possibilidade de ter ligações asfálticas em seus municípios, prefeitos, vereadores e pessoas de diversos segmentos lotaram o Plenarinho. Raul Pont não acha certo iludir comunidades com obras que não se realizam.
O petista também ficou surpreso com a confusão dos números apontados pelo próprio governo. Enquanto o orçamento para 2010 prevê R$ 364 milhões para investimentos do DAER , o secretário anuncia a disponibilidade de R$ 399 milhões para estradas. Outro fato que o preocupa é a disparidade entre o orçado e o que é, de fato, investido pelo DAER. Em 2007, a execução ficou em 49% do projetado no orçamento, em 2008 apenas 52% e até setembro de 2009 foram liquidados menos da metade dos recursos previstos. Diante destes números, Raul Pont quer que o governo apresente os critérios objetivos para saber quais são as obras prioritárias e como os municípios serão atendidos.
Por sua vez, o deputado Ronaldo Zulke (PT) voltou a reivindicar a imediata duplicação da RS 118. "Trata-se de uma via fundamental para o desenvolvimento do estado", reafirmou, esperando definição do governo tucano.