É dever de todos nós, santiaguenses e comunidade regional, incentivar os jovens e as pessoas dispostas a cursar uma faculdade, acerca da importância de estudarmos todos na URI SANTIAGO.
A URI é uma das melhores universidades do Brasil. Tudo lá dentro é levado a sério e tratado com seriedade.
Santiago é uma cidade mágica para se viver.
1 - Temos a melhor rede de segurança pública da região.
2 - Temos oferta de imóveis de qualidade e preços acessíveis.
3 - Rede de lojas, mercados, bares, boates, lancherias, sorveterias, teatro, cinema(em vias de inauguração).
4 - Rede médica altamente qualificada e um hospital que é referência nacional em qualidade e competência.
As famílias, cujos filhos estão vindo estudar na URI, precisam ter certeza que seus filhos estão confiados a uma sociedade bem estruturada, com conforto, segurança e presteza dos serviços públicos e privados.
Cada um de nós, santiaguenses, devemos ter esse discurso pronto, na ponta da língua, sobre a importância de Santiago como polo regional; de Santiago como cidade onde a segurança pública é o ponto alto, onde os serviços médicos e afins, inclusive os hospitalares, são de primeiríssimo mundo; de Santiago como cidade que tem uma rede incrível de ótimos mercados, de boas lojas, de bancos públicos e privados, de uma Santiago efervescente do ponto de vista cultural, com diversas atividades e manifestações de arte.
Santiago tem a melhor imprensa da região.
Santiago têm as melhores rádios da região.
Santiago tem a melhor universidade da região.
Santiago tem a melhor brigada e melhor polícia civil da região.
Santiago tem o melhor hospital da região.
Santiago têm os melhores blogs da região.
Santiago é moderna, dinâmica, jovem, uma cidade colorida, alegre.
Santiago tem alto índice de verde e qualidade ambiental (e vamos torcer para que Júlio Ruivo não caia na tentação populista de asfaltar as nossas ruas calçadas).
Santiago terá a Casa do Conhecimento, com teatro, cinema e espaço para as artes.
Santiago, Santiago, Santiago...precisamos ter um discurso e saber vender nossa SANTIAGO. E com ela, nosso VESTIBULAR E NOSSA URI.
Temos que ter dois discursos. Um, sobre a URI, os cursos, enfim, tudo o que diga respeito a Universidade.
Dois, o outro discurso que devemos ter, é sobre nossa cidade e seus atrativos enquanto espaço para se viver com segurança, qualidade de vida e harmonia ambiental...
(P.S.: O asfalto anda na contramão da modernidade ambiental e ecologicamente correta. Asfalto afeta lençois freáticos, represa as águas e gera alagamentos urbanos; asfalto amplia em quase 300 vezes o calor. Asfalto incentiva o aumento à velocidade de carros e motos, ampliando o risco de vida de motoristas e pedestres...e nem vou falar nas dores de cabeça quando a CORSAN precisa chegar num cano. Por tudo, como Santiago é democrática e aqui as pessoas podem opinar livremente, eu já vou - desde logo - registrando minha opinião contrária ao asfalto).