A Prefeitura Muncipal de Jaguari, em convênio com o SENAI - Santiago, esta realizando curso de reciclagem de materiais sólidos, com atividades desde 19 de fevereiro, com um grupo de 22 pessoas, a maioria trabalhadores e trabalhadoras com experiência em reciclagem nas ruas e antigo deposito de lixo da Consolata em Jaguari.
O grupo apos aulas sobre o lixo urbano e rural, associativismo e empreendorismo, tipos de materias, lixo quìmico e toxicos, manejo de residuos, partiram para atividades coletivas junto a comunidade, uma delas a limpeza do balneário da prainha, rio Jaguari, onde recolheram um caminhão de materias para a reciclagem e lixo atirado no rio sem condições de aproveitamento como: pneus, resto de moveis e animais mortos.
Em grupo confeccionaram material explicativo informando sobre o lixo seco e orgânico, os benefícios da coleta seletiva para a comunidade e meio ambiente, e distribuiram em todas as casas nos bairros urbanos de jaguari, e pequenas palestras nas escolas.
A turma de recicladores fará no dia 19 de março festa de encerramento do curso e entraga dos certificados as 20:00 no bairro Consolata, onde setenta por cento dos participantes moram.
È monitor do curso o professor de Historia Tide Lima, sócio fundador da ARPES _ Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago.