segunda-feira, 29 de março de 2010

As assessorias de imprensa locais ainda não entenderam a imprensa

Sábado, eu explicava para a Naíse o quanto nós, que estamos fazendo a noticias, detestamos os releases prontos e padronizados Aqui, o pessoal pensa que fazer assessoria é mandar um pacote de notícias, todas iguais, para todos os órgãos de imprensa.

Quando a gente vê, os jornais, blogs e rádios estão repetindo a mesma notícia.

Nos 4 anos que assessorei a prefeitura de Jaguari, jamais fiz isso. Sempre passava uma notícia separada para um e para outro, de formas a nunca um ter a mesma notícia do outro. E quando a noticia interessa a todos, dava as grandes linhas, explicava por cima e deixava cada um criar por si sua própria notícia, seu próprio enfoque.

Não se trata de exclusividade e se trata de exclusividade. Só que é preciso saber compreender a dinâmica de cada órgão, o público, o furo, o fato valorado ou não.

O que acontece é que muitos colegas que estão na linha de frente, sequer abrem tais e-mails. Ninguém quer ser pautado por assessorias. Se tu não publica o release, fica deselegante com quem gentilmente envia-o. Se tu publica o release, fica ridículo com os leitores, pois dali um pouco tá todo mundo com o mesmo texto, padronizado, marchando uniformemente que nem soldadinhos babacas obedecendo a um comando central.

Puxa, será que não se avivam. Assessoria de imprensa não é mandar o mesmo texto padrão para todos. É algo muito mais complexo.