Eu conversei, longamente, nessa tarde de quarta-feira, com o Vereador Marcos Peixoto. Tínhamos um papo agendado e - para mim - serviu para conhecer mais a pessoa, o caráter e as intenções do nosso Vereador revelação.
Marcos me parece uma pessoa extremamente centrada, tudo em sua vida é bem planejado, ele é ultraobservador, fala pouco, mas observa muito. Só ao longo de algumas horas de conversa é que pude notar o quanto ele é prudente e inteligente. Engana-se, redondamente, quem o compra por desligado ou pouco participativo.
Ele sabe tudo da politica local, sabe dos movimentos, das movimentações, e mais, fez-me retrospectivas que ele acompanhava ainda menino, aos 17, 18 anos, sinal indicativo que sempre esteve de olho bem aberto.
Apegado as tradições familiares, devota um respeito venerável pelos pais. Fala de mãe, do pai e dos irmãos com muito orgulho. E - notei - é alinhandíssimo com o Prefeito Ruivo, a quem ele considera amigo de sua família.
Marcos é um exemplo de jovem com cabeça e bem centrado. Extremamente preocupado com seus negócios particulares, contou-me que esteve em Brasília, na semana passada, encaminhando alguns deles. Falou-me dos planos para a formatura em Direito, a prova da OAB e suas atividades empresariais. Ademais, será o próximo presidente do poder legislativo santiaguense a partir do janeiro, fruto de um acordo interno na bancada do PP.
Sei lá...as pessoas não entendem quando eu toco em assuntos dessa natureza. Mas, convenhamos, que bom que os jovens, como o Marquinhos, sejam ligados, participativos, gostem de política e estejam interessados em participar da História como agentes e não como meros expectadores. O mesmo exemplo, aliás, é do Leonardo, do Rafael, do Márcio Brasil, da Vivian, do Ribeirinho, do Rodrigo Vontobel, da própria Lizi. Que bom que tenhamos uma geração assim. Noutros lugares, a juventude está dando preocupação e aqui nossos jovens são ligados em política, discutem nossa universidade, discutem sobre ensino, escrevem, têm blogs, têm opiniões fortes, brigam, participam, incomodam os conversadores e os velhos de espírito. Que bom tudo isso, nosso futuro será de grande participação.
O Marquinho será prefeito de Santiago logo ali. E o Rafael bem que poderia ser vereador para defender o governo dele como defende a prof Aida.