sexta-feira, 25 de junho de 2010

PP 'abandona' Serra e confirma apoio informal a Dilma

Partido, cotado para indicar vice de tucano, fecha 'aliança branca' com petista


Considerado um dos principais nomes para ser vice de José Serra (PSDB) na eleição presidencial, o presidente do PP, Francisco Dornelles, anunciou nesta quinta-feira o apoio informal à candidatura de Dilma Rousseff (PT). A aliança informal significa, em tese, que o partido fica neutro na disputa pelo Palácio do Planalto, mas, na prática, vai trabalhar para Dilma.

Segundo Dornelles, essa é a solução para não rachar a legenda. Dos 25 diretórios estaduais do PP, 20 queriam fechar com Dilma, mas outros cinco resistiam ainda na esperança de indicar o vice de Serra. “Declarar apoio político informal significa dizer que o presidente do partido, tendo em vista a maioria [dos diretórios], vai apoiar a Dilma para a Presidência da República. A militância vai se empenhar para valer”, confirmou Dornelles.

Ele negou que a decisão tenha sido influenciada pela pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem na qual Dilma aparece pela primeira vez à frente de Serra (40% a 35%). “Política é o fato. E o fato é que o apoio do partido não pôde ser formal. Os 20 diretórios estavam com ela muito antes das pesquisas. Não mudou nada. Essa decisão [apoio político informal] foi tomada antes dessa pesquisa”, argumentou.
Fernando Zanelato - Agência BOM DIA