domingo, 4 de julho de 2010

"Deus não joga, mas apita e Gorski não perde eleição": José Francisco Gorski

Essa foi a melhor festa da URI.


Aconteceu na noite desse sábado, às 21 horas, no CTG Coxilha de Ronda, a grande festa da Vitória do Professor Chico Gorski, eleito para diretor-geral do campus de Santiago da URI.

Houve risoto, churrasco, saladas, bebida gratuita, pão e tudo mais. O risoto, ao meu ver, estava fantástico, melhor impossível, embora o churrasco também estivesse impecável.

Foi a melhor festa da URI que eu já participei. O Chico, a Michelli e o Padilha são anfitriões perfeitos, pessoas amáveis, simples, dóceis e que sabem fazer a alegria de um ambiente.

A disposição das mesas atendeu a um princípio de igualdade entre as pessoas. Não tinham aqueles mesas enfeitadas, postas no melhor lugar do salão, onde sentam os supostos figurões. Ali, todos estavam dispostos em condições de igualdade e singeleza. Também, na hora de servirem o churrasco, novamente tudo foi pautado pelo mesmo critério. Não houve aquela babaquice de mandarem o prefeito e os diretores servirem-se na frente das pessoas. Todos foram - protocolarmente - tratados iguais. O Prefeito Júlio Ruivo, que estava lá desde o início, o Chicão, os diretores atuais e os eleitos, todos foram para fila junto com os reles mortais, sem nenhum privilégio. Só por esse princípio de sociabilidade adotado pelo protocolo já posso - sem medo de errar - assegurar que foi a melhor festa da URI.

Ademais, é contagiante a emoção e a pureza da alma do professor Chico Gorski. Feliz da vida, ele veio me apresentar seus vizinhos "lá de fora", colonos que ele não se esqueceu e levou para confraternizar com todos. Só o Chico seria capaz de protagonizar cenas assim. Ademais, esteve sempre amparado pelo sustentáculo do não menos amável Thiago Gorski, seu sobrinho, que fazia as honras da casa, organizando, atendendo, ajudando as pessoas, inclusive, nem nenhum preconceito, servindo as pessoas. Thiago é um dos maiores Executivos da AES SUL, mas lá, despojado de vaidades, andava com um bacia cheia de linguiça passando de mesa em mesa. Que grande sujeito esse rapaz.

O prefeito Ruivo ficou o tempo todo com seu chefe de gabinete, o João Otávio Biermann Pinto, meu particular amigo, grande figura humana, que estava comemorando mais um aniversário em sua vida. Muitos vereadores locais, o Marquinhos Peixoto, o Pelé (PP) e o Algeu Disconzi, PMDB,  foram as presenças marcantes do nosso parlamento. Impossível citar todos os presentes, o CTG estava lotado, lotado, que festa. Rosani Vontobel e seu esposo, meu amigo Dinho, estavam radiantes. Até a diretora nova do colégio da URI estava lá festejando, feliz da vida, abraçada na nova direção.

Chicão, primo do Chico, foi convidado a falar em nome da família GORSKI e, sem querer, acabou roubando a cena. Brincando, comçou a falar na origem da família, do seu pai (que era ferreiro) e contou aspectos da vida do primo Chico, a forma como veio para a cidade, sua luta, suas dificuldades e ao final, ovacionado pelo CTG inteiro, proclamou: "Deus não joga, mas apita e Gorski não perde eleição". O recado - eivado de subjetidades, deixou um vereador do PP de São Francisco, que estava lá, muito preocupado. Esse vereador tá com o candidato de Cruz Alta, mas me disse que vai rever sua estratégia.

Depois da janta e dos discursos, um gaiteiro foi chamado ao palco e no nosso melhor estilo, rolou um baita baile, com as pessoas alegres, festivas, dançando e interagindo.

Está nascendo uma nova URI, eu não tenho a menor dúvida disso. Agora vai ser tudo mais fraterno, mais singelo, haverá mais integração, menos aparência e pomposidade. Senti-me feliz, muito feliz, adorei o ambiente, as pessoas, tudo, tudo foi perfeito.

Hoje estou fora, vou até Maçambará encontrar minha família, a Lizi e a Nina. Desejo a todos um bom domingo, um bom descanso e felicidades para todos.