Desde às 4.04 da manhã o blog vem anunciando com exclusividade a cobertura das publicações das notas do ENEM.
O primeiro post foi sobre o sucesso do COLÉGIO MEDIANEIRA. Seguiu-se a cobertura das Escolas de Santiago e, logo a seguir, das Escolas da Região, identificando os pontos altos e fracos na educação regional.
Assim, o blog cumpre mais essa importante missão de bem informar, ressaltando que fomos um dos primeiros veículos do Estado a saltar na frente com as publicações que estão em todos os jornais do país nessa hora. Na região, fomos disparadamente o primeiro e o único a trazer tais notícias. As 7.45 da manhã dessa chuvosa segunda-feira, o blog encerra sua cobertura.
A análise:
Essas notas do ENEM corroboram uma leitura que já se tornou velha conhecida dos gaúchos, qual seja, a superioridade disparada do ensino particular sobre o público no ensino médio, fato que se inverte no ensino superior.
Aqui em nossa cidade, o ponto alto dessa publicação vai para o MEDIANEIRA que liderou o ranking, superando a própria escola da URI.
O Medianeira, que investiu na qualidade do ensino e não fez curriolas familares, hoje presenteia a sociedade regional com esse honroso título de melhor escola da região.
No que tange o ensino público, verificou-se a supremacia das Escolas Federais. As escolas estaduais ficam sempre abaixo da crítica.
O ponto alto em Escola pública estadual na região vai para Jaguari, pois o Guilhermina deu um verdadeiro show e saiu colada no IFET. Estão todos de parabéns por esse sucesso estrondoso do Guilhermina.
Em Santiago, o ponto alto em escola estadual, vai para o APA, embora, de um modo em geral, as notas estejam na média entre 5.1 e 5.8.
Ademais, como recentemente o blog publicou as notas do IDEB, verificou-se - novamente - com as notas do ENEM, que Maçambará e Capão do Cipó estão enfrentando sérios problemas com o seu ensino e isso enseja uma revisão de metodologias e um repensar muito sério. Outras escolas da região, em São Francisco e Bossoroca também apresentaram rendimentos insuficientes, embora São Francisco seja uma contradição, pois também apresenta escola com alto rendimento.