O edital da OAB/FGV saí na próxima sexta-feira e as inscrições ao exame de ordem começam ja na próxima segunda-feira.
Desde que caiu o CESPE/UNB, é o primeiro exame nacional unificado sob a égide da Fundação Getúlio Vargas.
Todas as faculdades e cursos sérios do país estão em mutirão com seus alunos e reorientando seus currículos em função da nova banca examinadora. É importante frisar, ademais, que pelos novos provimentos a partir de 2010/3 ou 2011/1 serão incluídos no exame novas disciplinas: sociologia, filosofia e ciência política.
No último exame de ordem pelo CESPE/UNB, dos inscritos em Santiago, tivemos 4 (quatro) aprovados. Agora, vamos ver como se saem os formandos locais sob a batuta da FGV.
E está previsto, provavelmente, para quarta-feira da próxima semana a publicação do ranking nacional e estadual do último exame de ordem, aí poderemos ver quem como está a situação do ensino jurídico no Estado. Por outro lado, será o maior tira-teima nas discussões locais. (O ranking vai nominar as melhores e as piores faculdades de Direito do Rio Grande do Sul e dos demais Estados).
Os defensores do exame de ordem entendem que o mesmo é necessário para selecionar os bem formados, isso é, daquelas faculdades que aprovam altos índices de seus egressos no exame de ordem, dos formados egressos de faculdades caça-níqueis; aliás, essas foram alvo literal da crítica da Ilustre Professora e Coordenadora do Curso de Direito da URI de Santiago, Adriane Damian, na Central FM, que criticou as "faculdades caça-níqueis", isso é, aquelas com baixíssimo rendimento no exame de ordem.