Eu estive na direção da URI, na tarde dessa terça-feira, e fui recebido pelos diretores Clovis Brum e Chico Gorski. Trocamos longas impressões e posso dizer que nossa conversa foi bastante democrática, pois pude expor algumas preocupações e também sugerir algumas mudanças.
Clovis Brum me disse que deseja que os alunos sejam exigentes com os professores e frisou que será a exigência e a cobrança que ajudarão a aperfeiçoar e a qualificar o ensino docente e fazer a universidade avançar. Pelo jeito, a direção está até fomentando que os alunos sejam questionadores, exigentes e cri-cris.
Adorei essa nova postura. Isso fomenta mesmo o espírito crítico. Existem até cartazes espalhados pela Universidade incentivando essa nova postura estudantil.
Os alunos do Direito que adoram puxar saco dos professores e fingirem que está tudo bem terão que rever sua metodologia.
De minha parte, frisei, ademais, o quanto a crítica é importante, mostrando outro lado e fazendo muitos fatos avançarem. E encerrei a conversa falando no assunto que eu mais gosto: cadeias produtivas.