sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BOM DIA

Sexta-feira em Santiago. Meu dia de ontem foi muito bom, como todos os demais. Passei a tarde fora de Santiago, em Ernesto Alves, (foto perto das 4 bocas) e à noite dediquei-me às aulas de português. Nossa, como estou desatualizado e adorei a aula do LFG - via satélite. Aprendi muito e me atualizei bastante. Carrego certos vícios da sociologia, vícios da língua francesa...portanto, atualização é a palavra de ordem. Eu estudei francês no ginásio e não sabia avaliar bem a língua. Entretanto, quando fui morar em Porto Alegre, descobri que o inglês era uma língua comercial e que tudo que se relacionava com as esquerdas era língua francesa. E aí fiz 4 anos seguidos de curso dessa língua. Fiquei muito bom em francês. Desde 1998, com a internet, passei a ler quase que diariamente jornais franceses, até para exercitar a língua e daí nunca mais parei. Hoje, tenho grandes vícios e esses pesam quando se trata de uma prova escrita. Por isso, estudo, estudo, ontem e hoje estudei português jurídico. Querem um exemplo: "face a". O correto é "em face de". Um vício derivado do francês.

Parece que os aprovados nesse exame de ordem serão os mesmos de 2009/2 e 2009/3, quando 16 foram para a segunda etapa, prova escrita. Temos dois ou três com 49 questões, aguardando eventuais anulações. Mas o número de aprovados deverá ficar entre 14 e 16, por aí... Na aula de ontem à noite descobri uma situação curiosa; estávamos em 9 alunos na sala do LFG. Uma moça aprovada aqui em Santiago, é formada pela UFSM; dois senhores, oficiais do exército brasileiro, são Bacharéis em Direito formados em Brasília, também foram aprovados no exame de ordem aqui em Santiago. Resumo: dos 9 alunos da sala, apenas 6 eram da nossa URI.

Após chegar da aula de português, perto das 23 horas, a Lizi esperou-me com um delicioso macarrão, que delícia.

Volto logo mais com as novidades.