sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Calorão insuportável

O clima em Santiago, agora a tarde, com prelúdio de chuva, está mais ameno; porém, a manhã foi vivamente insuportável pelo abafamento.

Hoje, conversando com a Lizi, refletíamos sobre uma tendência que não deve levar mais que 2 ou 3 décadas, qual seja, de as pessoas trabalharem à noite. Embora o inconveniente do maior gasto de energia, a noite é sempre mais fresquinha e nessas alturas nada mais justifica essa jornada de trabalho diária apenas para aproveitar a luz do sol, como nos tempos dos faraós. Mesmo profissões que exijam claridade, por exemplo, um serviço de pedreiro, poderiam redefinir seus horários de formas a fugir desse massante sol.

Bem, estou sabendo que o verão local não será pacífico. Houve um boon nas classes C e D em termos de aquisição de eletrodomésticos e grande aquisições de ar condicionados e isso vai elevar sensivelmente o consumo de energia. Preparem-se para muitas quedas e transtornos.

O calor em nossa região, a fúria do sol e o buraco na camada de ozônio, vão fazer desse verão um dos mais quentes dos últimos anos. Aguardemos, pois, enquanto isso todos os preparativos são sinais de prudência e dê-lhe slipts e ventiladores.