Um fato político novo vai ter implicações na vida da administração pública municipal de Santiago. Na minha opinião, o atual chefe de gabinete do executivo, aliás, que exerceu o mesmo cargo durante o governo Chicão e agora com Ruivo, João Otávio Biermann Pinto, estará deixando o cargo a partir de janeiro, pois passará a exercer a mesma função de chefia de gabinete do deputado eleito José Francisco Gorski.
Otávio deixará uma lacuna e uma série de interrogações, afinal sempre foi um gênio em política e sua atuação foi marcada por um profundo estilo diplomático, dialogando com todos os setores da sociedade santiaguense e regional, sempre avesso a sectarismos, sabendo ouvir, ponderando e buscando soluções negociadas. Julgo-o um grande diplomata, arquiteto e artífice de sucesso, responsável pelas soluções sempre exitosas de nossa administração nesses últimos 10 anos. Sua saída da prefeitura municipal de Santiago vai deixar uma profunda lacuna, afinal sua gestão (e isso é coisa rara) foi marcada pelo equilibrio, sensatez, ponderação e elogios rasgados até dos adversários.
Sua nova missão em Porto Alegre, chefiando o gabinete de Chicão, será mais um desafio em sua vida, pelo qual torcemos. Santiago, a Prefeitura e todos nós é que vamos nos ressentir de sua profunda habilidade política e capacidade de diálogo.