terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PRESIDENTE DA OAB/RS GARANTE AO BLOGUEIRO QUE AVALIA A VOLTA DO EXAME DE ORDEM REGIONALIZADO

O Presidente da OAB/RS, Doutor Cláudio Prates Lamachia, faz - nesse e-mail ao blogueiro - uma série de considerações altamente sensatas. Em face do descontentamento dos bachareis locais e da região com o concurso organizado pela FGV, sugiro uma leitura detida nas sábias palavras do Doutor Cláudio Lamáchia, pois evidenciam seriedade, responsabilidade, liderança, equilíbrio ... e revelações por demais interessantes, por exemplo, a perspectiva da volta do exame de ordem regionalizado, velho sonho dos bachareis da região e também da nossa URI.


Prezado Julio Prates,
Agradeço sua mensagem e o apoio ofertado.

Assim, saliento que, por diversas vezes, tenho destacado a necessidade de uma nova formatação e critérios para a elaboração das questões. Já manifestamos também as preocupações da OAB/RS quanto ao Exame de Ordem ao Conselho Federal da OAB, tendo em vista que não podemos entender como normais as dificuldades impostas pela empresa realizadora da prova.

Inclusive, a Ordem do RS foi incisiva na busca da rescisão do contrato com a CESPE, tendo em vista os equívocos cometidos na época, os quais esperávamos que fossem solucionados com a troca pela FGV.

Neste último exame, diante das enormes dificuldades que os candidatos enfrentaram com o sistema disponibilizado pela FGV para o acesso ao espelho de prova, com o detalhamento da correção, com as constantes falhas e inconstâncias do site, solicitei ao nosso ilustre Presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, a extensão do prazo de recurso aos candidatos que realizaram a segunda fase do Exame de Ordem 2010.2.

Sendo assim, informo que a Ordem Gaúcha continua refletindo sobre os critérios do exame de ordem e permanece avaliando a possibilidade de retomar a realização da avaliação em nível regionalizado, caso não sejam tomadas medidas urgentes para a correção dos rumos do exame unificado, uma vez que, quando aderimos ao citado modelo, imaginávamos que este pudesse dar uma estrutura ainda melhor aos bacharéis, e o que percebemos é que isto não está ocorrendo ainda.

Por fim, ao agradecer a iniciativa do contato, reitero que a OAB/RS permanece atenta ao tema e assim continuará na busca da manutenção da idoneidade do certame e seu aprimoramento constante.

Um forte abraço,

Claudio Lamachia
Presidente da OAB/RS