domingo, 19 de dezembro de 2010

Reflexões de Ruy Gessinger sobre o Direito e a Advogacia

Ruy Gessinger, Desembargador Aposentado e um dos Advogados mais conceituados do País.
Antes de qualquer coisa quero fazer uma breve revelação. Conheço muitos homens sábios, mas considero Ruy Gessinger o maior sábio de todos. Ruy é uma estranha síntese que sabe conjugar à vivência com a teoria e resulta daí uma das personalidade mais complexas e atraentes que conheço. Dessa mistura, não poderia resultar senão uma profunda sabedoria. Ler seu blog é sempre um exercício prazeroso, pois aprendo e sei extrair lições de cada linha do que diz, e, às vezes, de cada palavra.

Em sua postagem de hoje, aprofunda algumas reflexões sobre a Advogacia e o Direito, excertos que reproduzo, mas desde já sugiro que se leia a matéria completa em seu blog http://blog.gessinger.com.br/ .

Sobre se dirigir aos juízes:
a) qualquer um deveria poder se dirigir, sem intermediários , ao juiz, como acontece no Canadá...

Sobre quem tem que conhecer o Direito:
b) quem tem de conhecer o Direito são os juízes togados...

Mais considerações sobre a relação das pessoas com os Tribunais:
Acho que com o disseminação da informação, da cultura, daqui a um tempo qualquer um poderá, sem intermediario, postular e se defender ante os Tribunais...

Sentenção fatal sobre o Exame de Ordem:
...o exame da Ordem está com os dias contados. E as Faculdades de Direito, precipuamente tecnicistas, bacharelistas, formais, cerebrinas, também.

======

ADENDO JURÍDICO

Quem quiser acompanhar o Recurso Extraordinário contra o EXAME DE ORDEM, com Repercussão Geral já admitada pelo STF, clique aqui.

Quem quiser ler o voto do Ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, admitindo a Repercussão Geral no Recurso Extraordinário contra o Exame de Ordem, clique aqui.