Estou propondo uma reflexão para a sociedade regional sobre essa rebelião que está agitando os países árabes, em especial, nos últimos dias no EGITO e na TUNÍSIA.
A rigor, a rebelião das massas é muito maior do que se imagina. Ademais, existem questões preocupantes e sobre isso devemos todos ter uma leitura razoável.
Primeiro, todos nós devemos ter bem claro que essas grandes rebeliões de massas estão ocorrendo devido ao fluxo de informações a que os árabes estão tendo acesso pela internet.
Segundo, o papel das redes sociais já assumiram uma ação determinante, inclusive para a derrubada de regimes, pois a interação digital tem propiciado a esses povos uma experiência nova, com troca de informações, manifestação de alternativas de poder, qualidade de vida, economia ... e - sobretudo - luzes iluministas para que esses povos deem um basta a essas castas familiares que - incrustradas no poder - tratam o controle do Estado como se fosse um controle familiar.
Terceiro, a rebelião das massas que atinge o Egito e outros Estados árabes não pode ser atribuída como uma rebelião contra a esquerda ou a direita árabes, pois o próprio Egito é um Estado corrupto, autoritário e o principal aliado dos Estados Unidos no mundo árabe.
Quarto, ninguém sabe ao certo que pensamento ideológico fomenta essas manifestações. Tudo pode ser conduzido para uma abertura democrática (pelo menos para a concepção de democracia dos nossos padrões) como pode descambar para uma revolução islâmica (como foi no Irã) e aí muitos analistas nacionais e internacionais vão bater com a língua nos dentes, pois exceto alguns afoitos babacas de televisão, ninguém pode assegurar, com grau de certeza, para que lado serão encaminhadas essas manifestações e nem quais as consequências dessas explosões de rebeldia das massas árabes.
Pessoalmente, não acredito em abertura democrática e alinhamento com o ocidente, sendo mais plausível a radicalização à esquerda e isso conduziria - inexoravelmente - todo esse movimento aos braços da grande revolução islâmica.
Por fim, o certo é que a Internet assumiu um papel revolucionários e o domínio de famílias que controlam o poder nunca foi tão fustigado na história da humanidade. Por isso, abram os olhos!!!