http://www1.folha.uol.com.br/fsp/
O risco de um desastre na região serrana do Rio de Janeiro, como o que ocorreu nesta semana e já deixou pelo menos 547 mortos, havia sido apontado desde novembro de 2008 em um estudo encomendado pelo próprio governo do Estado, informa Evandro Spinelli. A situação mais grave, segundo o relatório, foi identificada exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
Fonte: capa da Folha de São Paulo desse sábado.
--------------
Patética essa manchete de capa da Folha de São Paulo de hoje. Aliás, tudo está virando patético nessa tragédia. Alta madrugada desse sábado e eu assistia a cobertura na Record News. A repórter fazia questão de chocar; aproxima-se de uma criança de 4 anos que perdeu pai e mãe, refletores e microfone no rostinho indefeso e a pergunta imbecil: "tudo bem contigo, cadê a mamãe?"
Depois, os pobres ganhavam os seus segundos de fama: "quem morreu?" ou "quantos mortos na sua família?"
Quanto mais mortos numa família, maior o sensacionalismo.
Eu entendo que a cobertura é necessária e que a sociedade precisa ser informada. Agora, o que está se vendo é um exagero, a imprensa é formada por urubus que querem ampliar a tragédia, vê-se na linha das coberturas e nas perguntas formuladas o claro intuito de chocar, gerar perplexidade, explorar ao extremo à desgraça. A cena ideal até parece ser um coveiro carregando um caixão de crianças e os familiares chorando em roda ou um familiar em lágrimas debruçado sobre um caixão.
O domingo, aguardem, nos telejornais nacionais será um show de exploração extremada da tragédia.
Existe ainda um outro viés mais patético ainda. Os petistas fazem cobertura de circular fotos da tragédia em São Paulo. Os tucanos, veja toda a mídia paulista, ignoram sua própria tragédia e acusam o governo do Rio de omisso. Ninguém diz, ninguém revela nada, mas existe um claro confronto ideológico na forma como estão divulgando essa tragédia.
E - por fim- quem ouve os depoimentos dos moradores que tiveram familiares mortos, aparece sempre "a vontade de Deus, Deus quis assim". Nessa noite foi mostrado em senhor que perdeu 2 filhos e ele agradeceu a Deus por estar vivo e atribuiu a tragédia à vontade de Deus. Atentem-se, amanhã, no Domingo Espetacular, no Fantástico e demais canais, veja como as pessoas atribuem tudo à vontade de Deus.
Por fim, é claro, tem muita gente acreditando que tudo isso é castigo de Deus.
Essa tragédia toda foi castigo de Deus? |