sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Albergues estatais gaúchos

Existe algo errado no ar.

Ontem, o blog do amigo Rafael Nemitz publicou uma noticia dando ciência que o deputado CHICÃO estaria apresentando um projeto para regulamentar o uso de pousadas. Não conheço o projeto e nem recebi o release (acho que eles não gostaram da minha crítica de ter dito que não tinha entendido aquela nota sem pé e sem cabeça sobre a representação santiaguense na AL). Paciência, eu não vou fazer como certas pessoas e sair me lamentando, quem perde são eles e não eu. Quem tem 3 mil leitores diários não pode viver bajulando assessorias que não sabem redigir uma nota.

Então, reafirmando que desconheço o teor da proposição do Deputado Chicão, posso até precipitar-me e incorrer em erros, assim não sei se o projeto dele atribui competência ao Estado, não sei se visa buscar legalidade e legitimidade aos albergues de deputados...o correto seria a assessoria dele ter enviado a notícia para todos os órgãos de imprensa (e não só aos que reproduzem as notícias prontas e empasteladas por assessorias) e também deveria vir com explicações mínimas.

Mas hoje a tarde, depois do meu lanche no Batista, abri o blog do vereador  Miguel Bianchini e defrontei-me com uma notícia que parece diversa da linha do Chicão. Bianchini elogia Tarso Genro por ter enviado um projeto para a AL regulamentando os albergues, bancados pelo Estado.

Vejam o que escre veu o Vereador do PP sobre o governador petista Tarso Genro e sobre os albergues:

 "TARSO GENRO CUMPRE PROMESSA DE CAMPANHA!

O Governador Tarso Genro está remetendo à Assembléia Legislativa, em regime de urgência, um pacote de leis onde consta uma lei autorizativa para viabilizar a instalação de albergues custeados pelo Estado. Estes albergues visam atender pacientes e familiares que não tem condições de pagar por suas hospedagens.

A idéia é uma bandeira antiga do Partido dos Trabalhadores e vem em boa hora. Deverão substituir os polêmicos albergues mantidos por deputados, os quais serviam para exploração eleitoral em cima da necessidade alheia.

É um gol de placa do Governo Tarso Genro e os políticos que se mantinham em cima deste tipo de assistencialismo deverão trabalhar muito para conseguirem novos eleitores.

Parabéns ao Partido dos Trabalhadores por mais esta atenção aos necessitados! " http://miguelbianchini.blogspot.com/
 
 
Bem, o debate está posto. Se eu conhecesse a íntegra do Projeto do Deputado Chicão, poderia me posicionar melhor. De qualquer forma, vou tecer algumas considerações.
 
O governo do PT, ao invocar para si a criação de albergues também estará fazendo exploração eleitoral em cima da necessidade alheia, é o cúmulo do populismo. Estará sendo criada uma rede estatal de hotéis públicos, mantidos com recursos públicos, e que também servirão para os petistas criarem cabides de empregos e manipularem com os pobres, afinal alguém terá que dizer quem tem ou não condições de hospedar-se nos albergues estatais.
 
Tira-se a exploração da miséria alheia das mãos dos parlamentares e concentra-se a exploraçao nas mãos do executivo partidário petista e aparelhador do setor público. Já posso imaginar a briga das tendências do PT sobre as indicações dos gerentes de albergues.
 
Não imagino como o relator desse projeto vai se desdobrar acerca da constitucionalidade de um projeto dessa natureza, afinal estão inventando mais uma atribuição ao Estado e prevejo, desde já, que a Associação dos Hotéis vai pelear na justiça pela inconstitucionalidade desse projeto.
 
Sinceramente, sei que os pobres precisam de albergues em grandes cidades, a idéia do Chicão é muito bem intencionada, ele sabe sentir as necessidades dos carentes. Agora, a manipulação de miséria seria mais socializada se os deputados pudessem ter albergues, assim a coisa seria mais triada, seria a democratização da exploração dos miseráveis. Ao invés de só o PT explorar, o ideal é que cada deputado pudesse ter seus albergues. A menos que o Estado banque e rateie o bolo com os deputados. O Tarso cria o albergue com dinheiro público, o Estado banca a manutenção, indica os funcionários e os deputados de todos os partidos poderiam hospedar seus eleitores livremente. Ai sim, todos ganhariam, bastaria aumentar as alíquotas do ICMS e do IPVA e todas as cidades gaúchas acima de 50 mil habitantes teriam seu hotel/albergue público.
 
A idéia é fantástica. A operacionalização, nem tanto. Como o velho esquema dos deputados era bom demais, eu mesmo me hospedava no Hotel do Marco Peixoto, o ideal é a AL aprovar um projeto permitindo tais albergues, sem frescuras, livremente. Agora, deixar isso nas mãos do PT e do populismo de esquerda, aí não dá. Daqui uns dias criam os motéis públicos.