Nessa terça-feira, dia 02/02/2011, retornam as sessões do STF e deve entrar em pauta a decisão envolvendo a liminar do Ministro Peluzo, suspendendo os efeitos da liminar do desembargador Vladimir Carvalho, do TRF 5. Como a decisão foi apenas remetida ao plenário, acredito que a mesma será sobrestada ao Recurso Extraordinário, com repercussão geral já admitida pela Corte. Assim, deverá haver um pronunciamento da Corte acerca da inconstitucionalidade ou não do Exame de Ordem.
Tenho consultado diversos operadores que conhecem os trâmites do STF; segundo eles, o máximo da procrastinação que pode haver será em função de algum pedido de vista, mas nada que passe de junho.
Por outro lado, haverá uma pressão muito forte dos bachareis de todo o país e a questão das ACP do MPF forçará uma decisão para muito em breve. Nessas alturas, a própria OAB deseja por um ponto final na questão. Assim, o esperançoso movimento nacional entra em seus dias decisivos.
==
Conheci o Marco Maia na faculdade de sociologia. Foi meu colega de aula, era metalúrgico em Canoas, onde também morava e - desde aquela época - já muito ligado em Paulo Paim. Depois foi trabalhar com um banco da Alemanha e entrou para a vida partidária orgânica. Na faculdade, não era um lider destacado, embora sempre uma pessoa muito reservada. Agora, como presidente da câmara dos deputados, vai chegar a presidência da república, mesmo que seja na interinidade.