quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Beethoven, Oracy, Nina e Bernstein

Oracy Dornelles
Eu tenho um carinho muito grande e uma admiração fantástica pelo maior artista plástico (e grande gênio) de nossa Terra: Oracy Dornelles.


Beethoven
Dias atrás, fiquei chocado positivamente por mais um ato de despreendimento do Oracy, um homem talentoso e que sabe curtir a arte em sua dimensão mais complexa e sublime, não sem razão criou em Santiago o Clube Amigos de Beethoven. Oracy mandou gravar um CD que segundo ele “é a melhor gravação feita até hoje da Nona Sinfonia de Beethoven” e brincou “ Nina e Nona Combina”.

Afora ter mandado gravar o CD, escreveu-nos uma carta, numa folha de ofício cheia de explicações sobre os movimentos e o instrumental da sinfonia.

Ademais, observou “Por que é a melhor execução? Foi gravada por LEONARD BERNSTEIN (1918/1990), 72 anos, e grande Regente de Beethoven. Gravou em 25 de dezembro de 1989, quando era comemorada a queda do MURRO DE BERLIM.

Bernstein convidou os melhores músicos do mundo! Os da orquestra do Teatro de Leningrado;

Orquestra sinfônica de Londres;

Orquestra Filarmônica de Nova York;

Orquestra Sinfônica de Paris;

Orquestra Sinfônica de DRESDEN e ainda:

Os Coros da Rádio da Bavária, Coro da Rádio de Berlim, infantil !!!

Bernstein
Outra curiosidade: convidou um negro para executar a trompa e as crianças, pela primeira vez colocadas no Coral de Beethoven por Bernstein !

A Nina curtiu quietinha no meu colo e a carta de Oracy - guardei-a como uma relíquia rara.