![]() |
| Kadaffi lendo seu LIVRO VERDE |
Hoje, por volta das 9 horas, abri o jornal folha de são paulo e a notícia não poderia ser mais chocante. A Líbia está em chamas, os movimentos contra o ditador Kadaffi seguem-se e o rescrudescimento violento já deixou 100 mortos. O governo de esquerda ditatoral já mandou cortar a internet para evitar a interação entre os jovens revoltosos e tudo indica que mais esse ditador vai para o saco.
Em minha juventude, exatamente no ano de 1982, contagiado pelas leituras dos "Cadernos do Terceiro Mundo", editados por Neiva Moreira, comprei o assim chamado LIVRO VERDE, de autoria de Muamar Kadaffi e como todo imbecil jovem vivia entorpecido por aquelas idéias. Ainda tenho o livro verde guardado, mas sinto vergonha de tanta bobagem e vergonha de mim mesmo de ter sido tão tolo por longos anos.
Por outro lado, como é contagiante essa revolta, como se propagam fortes as idéias contra os tiranos, e como a internet assumiu um papel de vanguarda na condução de processos revolucionários.
Aliás, todos nós deveríamos refletir: estamos diante de um sensacional fato novo e estamos sendo partícipes de uma história monumental, pois a tecnologia da telemática e as redes sociais aproximaram os povos, semearam um sentimento de rebelião e provocaram revoluções em diferentes paises; aliás, são revoluções atípicas, os leninistas diriam que são anarquistas, pois não existe uma centralização e nem vozes oficiais de comando, são espontâneas e brotam de sentimentos nobres. As tradiconais teorias que tentam explicar os processos revolucionários estão defasadas e devem surgir novos clássicos, pelo menos que expliquem e se ajustem ao que está acontecendo, algo totalmente extraordinário.
Faz uma linda manhã de sol em Santiago, o clima está bem agradável e a cidade aproveitou o dia prolongado para dormir um pouco mais, razão do pouco movimento nas ruas, parques vazios, apenas um pequeno agito nos mercados. Mas não existe aquela euforia tradicional, contagiante, por alguma razão está tudo retraído. Hoje a noite, o fanfástico da globo, o domingo espetacular da record, enfim, todos os telejornais vão bombardear nossas casas com as notícias do mundo árabe, as mortes, as rebeliões ... e todos vão perceber o que eu já postei, que essa carga de informações contagia as pessoas. Ninguém fica indiferente ao que está acontecendo no mundo.
Tenham todos um ótimo domingo e volto logo mais com as novidades, se elas existirem.
