sábado, 26 de fevereiro de 2011

DR. FELIPE TUSI DIZ QUE ESCONDER MENINGITE DA POPULAÇÃO É UMA IRRESPONSABILIDADE

Vejamos trechos do blog do Dr. Luiz Felipe Tusi sobre a meningite em Jaguari:

http://felipetusi.blogspot.com/

Era meu primeiro semestre na faculdade. O velho Mazza, lenda vida da Medicina em Santa Maria, tentava explicar o Sistema Nervoso Central para a minha turma. Aula prática de Anatomia, o que requer estômago e um pouco de esforço individual. Enquanto ele discursava sobre as meninges pia-máter,dura máter e aracnóide, eu olhava distraído para as pernas de uma bela colega. Confesso, sem vergonha alguma na cara, que ocupei noventa por cento, eu disse novento por cento, do meu tempo na universidade apenas para observar as moças esculturais que estavam à minha volta.


O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reúne as mulheres mais lindas do Rio Grande do Sul, quiçá do continente em que habitamos. Loiras, morenas, ruivas, tem para todos os gostos. As mais feias poderiam ganhar tranquilamente um título de Garota Verão. Até as professoras que tive poderiam ser capa de revista masculina (inclusive uma foi). Deus, o Senhor do Universo, o Patrão Celestial, enfim, o Criador da Vida, foi extremamente bondoso comigo durante meus 6 anos de Santa Maria.

Deixando peitos, pernas, bundas e coxas de lado, vamos voltar à aula de Anatomia.

O sistema nervoso central tem várias partes na sua composição, incluindo uma caixa de proteção (caixa craniana) que protege o cérebro. A coluna vertebral protege a medula óssea.

Abaixo da estrutura óssea e envolvendo todo o sistema nervoso central ficam as meninges dura-máter, aracnóide e pia-máter. Entre as menignes aracnóide e pia-máter existe um espaço que fica completamente preenchido pelo chamado liquor. Meningite é a infecção destas estruturas. Ela pode ser grave e fatal dependendo do caso.

No Brasil, qualquer forma de meningite é doença de notificação compulsória. Há documentos (recebi e li) comprovando cerca de 30 casos de meningite (a maioria viral) em Jaguari. Isto exige que sejam identificados rapidamente o(s) foco(s) da doença, evitando que ocorram novos casos.

É uma irresponsabilidade sem tamanho esconder esta situação da população.

A saúde pública jamais pode ser tratada como brincadeira.