sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A eleição de 2012 e as novas regras em Santiago

Possivelmente a próxima eleição municipal, prevista para outubro de 2012, Santiago experimentará novas regras eleitorais.

Com uma notável comissão do Senado e Câmara Federal formada para traçar as bases da reforma política, existem fortes indicativos que essa - finalmente - sairá do papel.

Dentre as inovações que são vivamente consensuais, a primeira delas, é o financiamento público das campanhas. Aqui em Santiago isso pode implicar numa avanlanche de candidatos novos incentivados pela regra pública de quem pagará as campanhas eleitorais, doravante, será o poder público.

Talvez o financiamento público das campanhas seja o ponto de união entre os partidos e o que mais terá reflexos em nossas vidas.

Um outro ponto curioso, é esse de as vagas de suplentes de partidos coligados não pertencerem a coligação e sim aos partidos de onde venham os suplentes. Embora não haja consenso nesse ponto, o certo é que essa nova regra terá a ver com Santiago, especialmente pelas tradicionais coligações PDT, PSDB, PMDB...

Por fim, uma outra regra curiosa, é a eleição dos mais votados independente de votação em coligação. Assim, por exemplo, o vereador Bassin, 700 votos, que - hoje - é titular, perderia sua vaga para Algeu Disconzi, que tem 765 votos. Essa nova sistemática impediria esses fenômenos como Tiririca que se elege e sozinho acaba elegendo uma bancada na esteira de sua votação.

Ademais, vamos para uma eleição com 13 vagas na câmara. Se essas novas regras pegarem mesmo, os partidos do campo oposicionista local terão muito que refletir acerca de suas coligações e interesses táticos.

Também pode surgir aí o voto distrital ou o voto distrital misto, embora não acredite nisso no plano municipal.

Assunto igualmente controverso, as listas fechadas, essa sistemática não teria chances em nosso país, onde as pessoas gostam de votar nas pessoas e prevalece o individualismo e o personalismo, embora amplos setores do PT defendam-na.

É claro que as propostas são amplas e múltiplas. Agora, falando aqui dentro do nosso microcosmos, essas serão as principais, especialmente em nossas vidas.