quinta-feira, 3 de março de 2011

Cultura

Pessoas como eu sofrem mais que as outras; explico-me: passei da formação cristã clássica ao marxismo ortodoxo e depois não ortodoxo até chegar no autonomismo, quase no anarquismo em que me encontro.

Nessa transição, juízos e valores foram postos em xeque e tudo mudou.

Até hoje não sei o que nossos políticos acham que é cultura.

Meu endentimento é tão elástico, tão gramsciano e tão dialético que cabe tudo, como eu creio que deve ser mesmo a cultura, do erudito ao popular, sabendo incorporar todas as manifestações de artes existentes dentro de uma sociedade, mal entendo certas concepções elitistas, que entendem-na como uma imposição de cima para baixo,  outorgada pelas classes dominantes.

Nossa sociedade é medíocre, valoriza a elite e o pensamento de elite; pensam que cultura é papel e ofício dentro de envelopes, birots e enjaulamento submisso a rotarys e lions.

Ignoram que cultura é sacolé, testículos de touros nas brasas, tiro de laço, futebol de várzea, cachaça, culto nas vilas, despachos nas encruzilhadas, antenas de TV na ponta de taquaras, risoto aos domingos, tavas & bochas,  fogo de chão, trempe, carreteiro em panela de ferro, pão em forno de barro ou no forninho, chás e chapoeiradas, melância com cerveja, bandeiras do grêmio, crenças e crendices, mitos e ritos de uma vida em sociedade...cultura é lobisem, saci-pererê, benzimentos, orações e rezas, grafite, estilos, moda, carnaval, capoeira, gangues, músicas, danças, pinturas, esculturas, carreiras...CTGs...

Os catadores de lixo com suas carrochinhas representam a estética de um modo de vida urbana e são parte integrantes de nossa cultura, com seus cachorros, suas vestes, seus aromas, seus hábitos...

A forma de preparar uma comida, o cru e o cozido, tudo é cultura.

Os ritos de nascimento, batismo, crisma, consagração, tudo é cultura. Até a forma de fazer sexo, os ritos da virgindade, a menarca, a menopausa, tudo é cultura.

Cultura é uma coisa tão ampla, tão séria, tão rica para ser estudada, nossos políticos deveriam ler Gramsci sobre a Cultura ou Marilena Chauí.

Certas escolhas locais representam o patético do nosso modo de vida e sintetizam bem certos pensamentos de elite; pior que isso, é que ainda acham que sabem o que é cultura, quando na verdade têm apenas uma microvisão de elite em seus cérebros já condicionados a aceitarem um tipo de imposição cultural, inclusive, bitolados para não pensarem diferentes e educados para rechaçarem questionamentos tipo o que estou fazendo.

Enquanto isso seguimos achando que cultura é a expedição professoral de ofícios, livros e poesias; e vamos morrer sem entender o que é ARTE.