quinta-feira, 31 de março de 2011

“Terceira Intifada Palestina” é convocada pelo Facebook

"O ministro da Diplomacia e Assuntos da Diáspora de Israel, Yuli Edelstein, enviou uma carta para o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, solicitando a retirada imediata da página “Terceira Intifada Palestina” da rede social. Lançada há um mês, a página possui cerca de 350 mil adeptos que apóiam a realização da Intifada em 15 de maio, dia conhecido como “Nakba Day” – quando os Palestinos lembram a "catástrofe do estabelecimento de Israel". A seguir, a íntegra da mensagem: “Como CEO e fundador do Facebook, o senhor está obviamente consciente do grande potencial do site para congregar massas em torno de boas causas, e estamos todos agradecidos por isso. Porém, esse potencial anda de mãos dadas com a habilidade de causar um grande dano como no caso do incitamento selvagem revelado nessa página”.
==

Reflexão aos leitores do blog:

É impressionante o peso da mobilização política pelas redes sociais em todo o mundo. No caso dessa matéria, copiei-a do Jornal ALEF, mas que dá a devida dimensão, que ambos os lados em conflito no oriente médio, estão dando às redes sociais e sua respectiva capacidade de mobilização. No caso em tela, é o Ministro Yuli Edelstein, do Estado de Israel, pedindo ao Fundador do  Facebook, Mark Zuckerberg, a retirada da página onde os palestinos convocam uma “Terceira Intifada Palestina” contra o estado judeu.

Bem, 31 de março é uma data emblemática para o nosso país. Aguardemos, pois, as reflexões pela lúcida blogosfera santiaguense.