terça-feira, 15 de março de 2011

Um bom dia para todos

Eu estive no debate sobre o código florestal. Foi um debate razoável, poderia ter sido melhor, mais incendiário. A consciência dos alunos da URI está muito boa, senti isso no plenário dividido e também nas pessoas que vieram falar comigo pelo teor decisivo de minha intervenção. Enfim, Universidade é isso. Confesso que foi a primeira vez que gostei. Os estudantes estão rompendo com a acriticidade, condenando os discursos prontos e aprendendo a questionar. Isso é fantástico. Por outro lado, o debate mostrou o alto nível de participação dos universitários, realmente interessados na problemática. Para o Chicão, foi bom para ele ver como é reação em sua cidade. Também é bom sentir o que disse uma aluna do nono semestre de biologia, a Luana "gente, isso aqui é uma universidade, não podemos acreditar em tudo que nos dizem"; e foi aplaudida longamente pelo bloco contrário ao substitutivo Aldo Arantes. Só sai do sério com o presidente do SINDIRURAL, que decidiu atacar os comunistas e responsabilizou-os pelas grandes desgraças...

Eu prometi que não ía mais tocar na quantidade de acessos do meu blog; sinceramente, não sei o que houve de tão excepcional nessa segunda-feira, até eu fiquei assustado. A sociedade quer mais é participação, decisão e firmeza. Cada vez mais sinto que tem que tem uma parcela silenciosa da sociedade que está bem ligadinha. Nós não aceitamos mais manipulações. A coisa daqui para frente vai ser disputada palmo a palmo.

Sai da URI e fui para uma importante reunião que tratava da criação de um novo partido político em Santiago. Como já disse, nos próximos dias anuncio minha filiação partidária e não será um ato isolado, vem muita surpresa junto. Decidimos intervir na nossa História de forma organizada, disciplinada e aplicada. Esse será o nosso papel doravante. Aguardem os desdobramentos.