sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ademar Geraldo Canterle

No momento em que finda mais uma gestão do Professor Ademar Geraldo Canterle à frente do Partido Progressista, sinto-me, eticamente, no dever de comentar, refletir e - afinal - fazer jus a linha de intervenção do meu blog, que sempre foi, majoritariamente, centrado em Política.

Antes, eu era conhecido de Ademar,  não mais do que isso.

Depois, graças a minha amizade com a família da Dra. Marta Marchiori, cujo filho é genro de Ademar Canterle, posso dizer que conheci a família do Professor, tornei-me amigo de sua filha, Liana Canterle, conheci sua esposa, seus familiares, frequentei e frequento sua casa, portanto, hoje,  além de conhecido, sou amigo de Canterle e sinto-me em condições de dar um depoimento justo e bem embasado.

Primeiro, tenho muito claro que Canterle é um monumento de integridade, um exemplo de honradez, um homem talentoso e de muitas virtudes. Certa vez, Liana contava-me os detalhes de sua vida financeira em Santa Maria, onde estudava; mas o que mais me chamava a atenção no relato da jovem amiga, era a forma como o Pai Ademar Canterle dividia o dinheiro com os filhos, como ela usava o cartão do pai, como juntavam os trocos e como solidarizavam-se entre si. Talvez esse relato, o mais curioso de todos, serviu-me para eu ver o quanto Canterle, antes de tudo, era um pai atencioso, fraterno e que colocava sua família acima de tudo. Tendo-o como um excelente Pai, já estava formada em minha mente a imagem do político.

Segundo, sempre que acompanhei as sessões do parlamento, quando Canterle era Vereador, nunca tive dúvidas que era o mais brilhante parlamentar da base, posto que companheiro intransigente em defesa da causa que acreditava e dos seus. Daí, vi um conjunto de virtudes em seu caráter afetas ao ser companheiro, que age com lealdade em todas as situações, até nas mais complicadas, digamos assim.

Terceiro, hoje o Professor Canterle, um supersecretário, um executivo da melhor qualidade, um homem dedicado à causa pública, sério, estudioso, maduro, sábio e que carrega em suas costas o acúmulo de 2 secretarias municipais e desenvolve em ambas um trabalho de alta qualificação.

Quarto, por fim, sua gestão a frente do PP de Santiago, foi sempre vitoriosa, disciplinada, organizada, pois apenas levou para dentro da máquina do partido um conjunto de valores e virtudes que já lhes eram intrínsecos. Com ele, o PP entrou numa fase de alto profissionalismo, gestão eficiente, racional, moderna, partidária, democrática e organização exemplar, acima de tudo. Constituiu-se assim, Ademar Canterle, em esteio partidário da maior envergadura, dando o PP um suporte mais do que necessário.

Certo dia, conversando com um amigo, o Tavinho, ouvia dele um relato impressionado sobre o quanto Canterle era organizado na condução do PP, tudo com notinhas e recibos, desde um botijão de gás, um kilo de açúcar para o diretório, tudo era rigorosamente controlado com nota fiscal. Segundo o Tavinho, Canterle "é de uma organização incrível".

Por fim, Canterle é um homem culto, têm leituras, expressa-se muito bem, é diplomático, negociador, hábil, em suma, é um político santiaguense que muito nos orgulha. Eu sou um admirador do Canterle, e creio qe dá para notar...

Creio que o PP deva reconduzi-lo à Presidência com a maior naturalidade, se essa for sua vontade. Mas isso é um outro assunto. Por hora, o que importa é que Canterle é um grande homem, que orgulha a todos nós e que engrandece a Política como um todo.