sábado, 21 de maio de 2011

Futuro do jornal impresso foi tema de debate

"O jornalismo impresso está se tornando refém da mídia digital?" foi o tema do debate que reuniu anteontem à noite a antropóloga e professora da ECA-USP Esther Hamburger e o Diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural.


Hamburger apresentou a questão lembrando que a passagem do cinema para a televisão também provocou incertezas no universo da comunicação. "Acho que o jornalismo impresso não está ameaçado. Talvez esteja apenas desafiado pelo jornalismo digital", sugeriu.


Frias Filho apontou o caráter limitado da recorrente associação entre jornal e papel: "Eu definiria jornal como a síntese de tudo o que aconteceu de relevante nas últimas 24 horas, acompanhada por uma dimensão de interpretação, de comentário. Qual é o suporte desse jornal --papel, papiro, pergaminho ou tela de computador-- é pouco relevante do ponto de vista da prática do jornalismo."


Os dois palestrantes, porém, enfatizaram o período de incertezas em que jornal, como modelo de negócio, precisa ser repensado.


Fonte: Folha de São Paulo