terça-feira, 17 de maio de 2011

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA UNIPAMPA DE SANTANA DO LIVRAMENTO

Somos acadêmicos, defensores da universidade pública de qualidade como propulsora de uma sociedade democrática.


A Unipampa, ainda a pouco fundada, recebe de braços abertos docentes, discentes e técnicos administrativos, cabe a todos nós, como integrantes dessa instituição de ensino, lutar pelo seu crescimento e desenvolvimento através de educação de qualidade, estrutura física e novos cursos.

Precisamos fazer uso da lei que garante aos estudantes a organização de grêmios, diretórios e centros acadêmicos livres nas universidades. Precisamos nos mobilizar por condições dignas, prédios adequados e segurança.

Nosso auditório não comporta todos os intengrantes da universidade, o acervo da bibliotéca é minimo, não temos restaurante universitário. Essas são as necessidades dos estudantes dessa universidade federal.

Os diretórios estão se unindo através desse movimento, na intenção de conscientizar acadêmicos, técnicos e professores da responsabilidade que temos de elevar o nome dessa Universidade.

A Unipampa tem 10 campi espalhados pela Fronteira Oeste, Santana do Livramento conta hoje quatro cursos de graduação e uma especialização, no entanto é o menor campus em estrutura física, menos orçamento anual, menor até que o campus de Dom Pedrito que oferece apenas dois cursos de Graduação.

Este manifesto tem como objetivo lembrar que 2011 é o ultimo ano para a liberação de verbas para a instalação da Universidade Federal do Pampa, hoje contamos com aproximadamente R$ 10 milhões para a construção de um novo prédio. Nós acadêmicos de hoje, unidos numa política estudantil séria, temos como dever de intervir junto a reitoria e órgãos responsáveis para buscar estes recursos para a ampliação e estruturação da Unipampa Santana do Livramento, através da construção de um prédio novo.

Existem questões cruciais que somente a construção de um novo prédio poderia sanar; o prédio onde funcionam todas as atividades da Unipampa data de 100 anos atrás, as instalações elétricas, a rede de informática, o plano de incêndio são insuficientes para atender as necessidades de um campus universitário. A ausência de um plano de incêndio, associado às deficiências da rede elétrica tornam o campus Santana do Livramento da Unipampa um local de alto risco.

Mas, não podemos deixar de pensar na acessibilidade. O campus não atende ao principio do direito à educação superior para todos. Nós acadêmicos, docentes e técnicos precisamos pensar nos cadeirantes que não podem visitar a biblioteca, marcar hora com os professores para sanar dúvidas, ir ao auditório para assistir uma palestra, sem depender da boa vontade do pessoal da portaria, pois o equipamento que o campus, dispõe hoje, precisa de 2 pessoas para operá-lo, mas o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Unipampa, o NinA, não percebe isso.

Educação democrática e de qualidade? Sem acessibilidade?

Essas são as questões que nos levam à protestar e pedir melhorias no nosso campus.

Queremos convidar todos que tem interesse em fazer a Unipampa um lugar melhor, para mobilizados apoiar esse movimento.

A reitoria precisa ver o campus Santana do Livramento. Não é possível esperar mais. A burocracia do sistema público já um entrave e se não tivermos o apoio da Magnífica Srª. Maria Beatriz Luce, tudo fica mais difícil, para não dizer, impossível.

Vamos, de mãos dadas, abraçar a Unipampa que é nossa, é do povo brasileiro.

É preciso fazer uma mobilização, com paralisação das aulas, vamos estender faixas e cartazes. Foi assim conseguimos que fosse criada Unipampa, e é assim que faremos para ser ouvidos e vistos pela reitoria de nossa universidade.




 
As verbas estão disponíveis, basta que os projetos sejam apresentados.

Estudantes da UNIPAMPA
SANTANA DO LIVRAMENTO