sábado, 14 de maio de 2011

Oracy Dornelles e o Processo do Russo, em busca da Verdade

Amigos Júlio e "Santiago, como viram em minhas deduções sôbre o "Processo do Russo", não citei nenhuma vez o nome do carreteiro que ajudou a alvejar o "Russo", com 2 tiros de 32.Mas o nome dele é   OSVALDO BARCELLOS; . êste tinha na época 26 anos, não sabia ler e sua carretinha  era só com uma junta de bois, com a qual fazia carretos da Sanga da Areia a Santiago, portanto, um homem muito pobre. Não citei seu nome porque êle ainda tem muitos descendentes atualmente aqui. Tem uma sobrinha sua que mora perto da "Ponte Sêca", que é muito minha amiga, até meia íntima , pois sempre fui amigo de boemia com seu irmão falecido. Estive em sua casa falando sôbre o "caso Russo", (lógico, sem lhe dizer nada sôbre o "Processo" que está em meu poder), e ela simplesmente defendeu ardorosamente o "Russo" confessando-me que uma irmã sua, (conheço-a muito), fez uma promessa no túmulo do "Russo" e foi atendida! Mais, disse-me que quem matou mesmo o "Russo" foi  um capanga do Dica,( nêsse caso, seu próprio tio!!!). Fique quieto, claro. Disse-me que  foi por causa de recompensa em polpudos contos de réis e terras oferecido como recompensa pela família dos latifundiários mortos. O carreteiro e, principalmente o Dica, ficara "ricos" depois do fato e viraram fazendeiros. É muito triste a gente saber disso, pois nossa Santiago do  Boqueirão de antigamente era visivelmente governada por uma quadrilha de altos burgueses que decidiam os destinos das pessoas...  Eu, modestamente, me basei estritamente nos "Autos " desse processo de 1931, para tirar essas deduções. Não menti nem inventei nada, porisso não tenho culpa se doeu em alguém. A Historia futura confirmará... 

Abraços, OracyDornelles