segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prefeito Júlio Ruivo concede entrevista exclusiva ao Blog

Em entrevista exclusiva ao blog, o Prefeito Municipal de Santiago, Dr. Júlio César Vieiro Ruivo, fez uma série de ponderações às vésperas de sua viagem a Brasília, onde vai participar da XIV Marcha em Defesa dos Municípios, dias 10, 11 e 12 maio, liderada pela Confederação Nacional de Municípios. O Prefeito irá a Brasília acompanhado do seu líder de governo, Vereador Davi Vernier. O secretário municipal de planejamento, Ademar Canterle vai com ambos até Porto Alegre, onde ficará tratando assuntos de interesse do município.

Prefeito, qual é a pauta dessa Marcha, em Brasília?
Posso dizer que existe mais de uma pauta. A marcha em si tratará do pacto federativo, a federação incompleta, o impacto do piso do magistério e o apoio da União às práticas municipais de gestão em saúde pública. Existe a apresentação do observatório do crack, haverá uma sessão solene de encontro da Presidência da República com os prefeitos, um painel do comitê de articulação federativa, um debate sobre royalties, debates sobre reforma política, reforma tributária e existe, ainda, uma programação paralela que é o debate sobre a transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, um debate sobre o código florestal, enfim, a pauta é ampla.

E o que mais o Senhor pretende fazer na capital federal?
Eu vou aproveitar para fazer uma visita a secretaria de patrimônio da UNIÃO e quero tratar daquela área da rede federal ferroviária, não só do antigo açude, mas das casas, pois minha idéia, nossa idéia, é fazer a regularização fundiária de toda a área, entregando as escrituras aos moradores. Também vou no DENIT, tenho uma agenta extensa de reivindicações e encaminhamentos, e também tenho agendado um encontro na secretaria do tesouro nacional, quero tratar do Projeto PRÓ-VIAS, onde temos um pleito de 3 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos.

E a questão da CAIXA RS?
Sim, bem lembrado, temos um pleito na Caixa RS Fundo PIMES de 2 milhões para as nossas pavimentações e também compra de ônibus para transporte escolar via PROJETO CAMINHOS DA ESCOLA e renovação da frota escolar do PROJETO CRIANÇA FELIZ, no valor de 500 mil reais.

Algo mais?
Quero aproveitar para ver a situação dos Projetos que estão para serem liberados, entre eles, a ARENA MUNICIPAL e a Quadra de Esportes da Vila Itu e  a Rua dos Poetas . Esqueci de falar, acho isso relevante, quero ver a questão da doação dos vagões que servirão a Estação do Conhecimento.

Prefeito, como um dos pontos da pauta de Marcha é a reforma política, o Senhor pode nos adiantar sua idéia sobre dois pontos específicos?
Voto em lista - Sou contra, elitiza e fortalece as burocracias partidárias.
Financiamento Público de Campanha - Tenho minhas dúvidas, embora reconheça um lado bom, que dá mais igualdade entre os candidatos.