domingo, 22 de maio de 2011

Protestos contra a mudança no código florestal agitam São Paulo

 Mais de mil pessoas protestaram hoje (22) em frente ao Parque Ibirapuera, na capital paulista, contra as alterações no Código Florestal que estão em discussão na Câmara dos Deputados. O diretor de Políticas Públicas da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, disse que a manifestação comprova o quanto a população está mobilizada. “Nós hoje estamos muito mais animados, você vê a reação da cidade, está cada vez maior”, disse.

Para Mantovani, as lideranças favoráveis à alteração da lei estão contribuindo para o desmatamento confiantes que o novo código anistiará os crimes ambientais.

A ex-senadora, Marina Silva, afirmou que vai entregar ao Congresso Nacional e à presidenta da República, Dilma Rousseff, uma carta assinada por ela e outros ex-ministros do Meio Ambiente pedindo a manutenção da legislação. “A presidenta Dilma se comprometeu com o Brasil inteiro que vetaria qualquer mudança no Código Florestal, que promovesse desmatamento”, lembrou Marina após discursar, durante o protesto.


Ela relacionou o aumento do ritmo de devastação da Amazônia, verificado nos últimos meses, com as propostas do novo código. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve aumento no desmatamento na Amazônia Legal de 27% entre agosto de 2010 e abril de 2011, na comparação com o mesmo período anterior.


Agencia Brasil