terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretária gaúcha defende livro com "nós pega"

Maria Eulália Nascimento, secretária de Educação disse que obra foi "muito bem avaliada" (iG)

De acordo com a secretária adjunta da Educação no Rio Grande do Sul, Maria Eulália Nascimento, os livros da coleção "Viver e Aprender" foram recomendados pelas representantes das 30 coordenadorias regionais de educação em reunião ocorrida em setembro do ano passado. A secretaria não sabe precisar se os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão utilizando os livros, mas reforça que eles foram "muito bem avaliados" pelos professores.

Mesmo com a troca de governo em janeiro deste ano, a atual Secretaria de Educação mantém a posição de apoiar a utilização do livro, visto apenas como "um ponto de partida" para o aprendizado da norma culta da língua portuguesa.


"O objetivo é ensinar a língua culta. Como chegar lá é uma opção metodológica. Respeitar a língua que as pessoas usam não significa que será ensinado assim. Se formos analisar a lógica da formação da frase 'nós pega o peixe', por exemplo, para o aluno fica muito mais fácil entender", explica a secretária.

"Isso não significa ensinar a falar e escrever desse jeito. Mas partimos daí para fazer uma reflexão. A abordagem da coleção, avaliada pelos professores, se encaixa como uma postura de parte de academia, que defende esse tipo de metodologia como ponto de partida para o aprendizado da língua culta", complementa Maria Eulália.

A secretária adjunta de Educação do RS diz que, na avaliação feita em setembro do ano passado na reunião das CREs, a coleção "Viver e Aprender" foi qualificada como adequada para a Educação de Jovens e Adultos, uma vez que a metodologia de ensino parte da realidade dos alunos.