terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma defesa do "erro" de português

Noto que o debate sobre o erro do nosso português está sendo fartamente explorado no eixo Rio-São Paulo. Curiosamente, muito pouco debatido aqui no Rio Grande do Sul e ignorado em nossa cidade. Ninguém sabe o que pensam as professoras locais, não sei se é insegurança de posicionarem-se ou se é ignorância mesmo. Exceção, obviamente, nesse contexto, a Professora/Doutora Zélia Viana Paim, que, com galhardia e riqueza de argumentos entrou no debate sem medo.

Como os livros didáticos já foram distribuídos Brasil afora, é uma lástima que a nossa URI, protagonista de um curso de Letras, ainda não tenha se posicionado, pois até agora ninguém sabe o que pensamos, nem a favor, nem contra, nem nada, apenas um silêncio que não sabemos como interpretar.

Hoje, o jornal Folha de São Paulo vem com um texto provocativo de Hélio Schwartsman, 44 anos, é articulista da Folha. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão", intitulado: Uma defesa do "erro" de português.

Para lerem o artigo é só clicar no link abaixo
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/916634-uma-defesa-do-erro-de-portugues.shtml

Gostem ou não, esse é um debate de todos nós ... e necessário.