quarta-feira, 16 de setembro de 2009

As coordenadas geográficas do crime

Bem, eu não tenho certeza sobre o local exato do crime (MARCADO EM AMARELO), pois estou trabalhando apenas em cima de informações reservadas de uma autoridade que sequer esteve no local. Pelas descrições e pelo mapinha que ela me passou, o local deve ser esse. Meu interesse, usando o recurso simples do Google Earth, (foto) foi identificar as exatas coordenadas do local do crime. Anotem aí. A Latitude é 29° 1´ 9.42´´ Sul e a longitude 54° 28´ 48.04´´ 0este.

Alerto que posso estar errado, pois ainda dependo de cientificação oficial e essa só terei amanhã, durante o dia. Mas, de qualquer forma, é dessa forma que se chega as coordenadas geográficas de um dado lugar. Assim como o Google Earth, temos outras empresas trabalhando com imagens por satélite aqui em nosso meio, é o caso da Engesat, Engemap, que representa a européia Spot Maps. Temos também os satélites CBERS 2 e CBERS 2 B, IKONOS, IRS-P6, QUICKBIRD... Enfim, a lista é longa e depende do número do satélite e da resolução de cada um deles. Vale lembrar que o satélite SPOT 5 oferece imagens de de 2.5 metros de resolução espacial. Frise-se que, quanto menor a altura, maior a resolução espacial. Em outras palavras, quanto menor a altura, melhor é a nossa visão das imagens captadas pelos satélites.

Enfim, só a título de conhecimento dos leitores do blog, temos também em nossas cabeças a cobertura do Land Sat, que fornece imagens para o INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Especiais. Todos, em suma, fazem mapeamento de usos das terras e as imagens do INPE - via LAND SAT - podem ser adquiridas gratuitamente, embora a resolução desse( em torno de 15 metros) não seja tão boa quanto as da SPOT 5 francês (que é 2.5 metros).