quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nossa futura DEPUTADA ESTADUAL

A moça aí da foto é Nadine Dubal (não é Nadine Marchezan). Apenas o deputado Marchezan é seu esposo.

Nadine é uma pessoa fantástica. Quando chega em Santiago vai direto a casa da amiga Marta Marchiori. Em campanha para deputada estadual, PSDB, esperar levantar a juventude gaúcha e o eleitorado masculino. Ela foi garota verão do Estado.

A foto, é na cozinha da Marta.

Nadine está indo até Ijuí. Terminou seu pós em Sociologia na UNIJUÍ e amanhã defende na banca seu TCC. Fiquei impressionado com a desenvoltura da moça ao explicar-me seu Trabalho. Levanta um debate curioso sobre a educação nos assentamentos e acampamentos do MST.

Disposta, transitou entre os MSTs, visitou acampamentos e assentamentos, fez pesquisas de campo, pesquisas teóricas (esbarrou na falta de biografias), assistiu aulas e tudo mais.

Seu relato é impressionante. Concluiu que nos assentamentos é tudo muito levado a sério, existe um nível de criticidade elevado, conservação e divulgação de valores humanistas e tudo mais afeto à cidadania. Por outro lado, concluiu que nos acampamentos o ensino é precário, a diferença é gritante e existe um direcionamento ideológico do próprio ensino da história, que é dirigida à história do próprio MST.

Eu vou ler o TCC e depois faço um relato melhor aos leitores do blog. Só acho que os tucanos de Santiago tem tudo a ver com a moça que é aí de São Borja, gente nossa, da terra e que ainda pode levantar e empolgar os jovens. Esse tal de Pedro Pereira é muito bonitinho e tudo mais...mas lá de Canguçu...será que não podiam reavaliar esse apoio? Eu não tenho nada que ver, só acho que ela é mais bonita que Pedro Pereira. Será que ninguém notou isso ainda?