segunda-feira, 10 de maio de 2010

Deputado Heinze volta a cobrar liberação de recursos para pagamento de AGF do trigo

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) voltou a cobrar da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, o repasse de recursos da União para que Companhia Nacional de Abastecimento – Conab – liquide as operações de AGF de trigo do Rio Grande do Sul, estimadas em R$ 50 milhões.

Heinze expôs que os triticultores gaúchos venderam parte de sua produção confiando no mecanismo do governo federal na expectativa de receberem o preço mínimo pela saca do produto. No entanto, afirma, passados, em alguns casos, 50 dias da data da entrega da documentação, o dinheiro ainda não foi depositado na conta dos produtores. “Esse atraso cria dificuldades até de sobrevivência dos agricultores. Todos tem compromissos, inclusive com o pagamento do custeio. Da mesma forma, a falta de pagamento coloca em descrédito os programas da Conab”.

O coordenador geral do Setor de Operações de Crédito do Tesouro Nacional, Adriano Pereira de Paula, garantiu ao parlamentar que o recurso será liberado nessa semana. No entanto, a verba só deve chegar até aos agricultores na próxima semana.