quinta-feira, 24 de junho de 2010

Construindo Sonhos em Santiago: "Já cansado de tantas tristezas vão em busca de novas alegrias".


A letra da música cantada pelo gaiteiro Valdenir Rodrigues Ferreira, presidente da Associação dos Moradores, sintetiza bem aspectos da construção dos sonhos daquelas pessoas que recebiam as chaves de suas casas: Já cansado de tantas, tristezas vão em busca de novas alegrias.


A tarde dessa quinta-feira foi memorável; de um lado, viu-se a afirmação do compromisso pelo social da atual administração do Prefeito Júlio Ruivo; assistir aos carentes é a afirmação de uma linha de investimentos públicos séria, preocupado com a inclusão social.

Eu sei bem o significado de as pessoas terem uma casinha e vivi momentos de profunda satisfação nesse ato memorával, dessa quinta-feira, que entregou chaves a 50 moradores contemplados com suas casas no Projeto EMANCIPAR, concebido pela Prefeitura Municipal de Santiago em parceria com a GOVERNO DO ESTADO.

Orgulho-me muito de minha cidade e orgulho-me muito dessa linha de investimentos e compromissos. Aqui em Santiago não somos indiferentes ao drama dos nossos irmãos desprivilegiados. Aqui em Santiago, existe a afirmação de políticas públicas positivas e de inclusão social.

Se de um lado, Ruivo e sua equipe estavam vibrantes, ao lado do secretário estadual de habitação, Senhor Soares,cientes do compromisso assumido e do dever cumprido, de outro, a satisfação daquelas pessoas, a felicidade, era algo contagiante, altamente emocionante. A gente sentia a vibração. Ali estavam sendo lançadas sementes que germinarão frutos. Ao terem uma casa digna, com água, luz, banheiro, chuveiro quente, essas pessoas vão se sentir mais dignificadas em suas vidas; e partir daquele base física, poderão seguir a construção de seus sonhos e buscas.

A política, tão vilipendiada e tão podre, em nossa cidade sempre dá exemplos positivos, exemplos edificantes e que deixam a gente profundamente emocionado.

Meu dia - dessa quinta-feira - foi muito feliz, mas feliz mesmo, estou radiante e curtindo intensamente a alegria coletiva dessa construção de sonhos.