domingo, 20 de junho de 2010

E-mail do Professor Eduardo Saldanha

Prezado Julio

Com prazer que lhe escrevo após a leitura de seu último post.
Mesmo acreditando que o assunto "Eleições da URI" já não necessita mais ser comentado, quero lhe parabenizar pela postura como tratou o post Despolitização e mentiras.

Como neto do Professor Jader Saldanha, me honra ler o reconhecimento a sua memória. Pessoas como meu amigo Rodrigo Vontobel e você, por exemplo, que conhecem a história e fundamentam os temas dos quais falam, merecem respeito pelo trabalho que desenvolvem. Sabendo da verdade, não se calaram frente algumas posturas nada fidedignas que envolvem a fundação universitária santiaguense.

Toda história é construída por pessoas. Ninguém alcança altas dimensões sozinho. Se hoje possuímos universidade, devemos o mérito a uma equipe. Esse time merece ser lembrado sempre.

Hoje atuo como docente na URI Santiago. E meu avô deve estar orgulhoso disso. E sou extremamente feliz de estar nesse time. Frente ao que convivi dentro e fora da URI Santiago, não me abstive em assumir uma posição. E vesti a camiseta. Afinal a democracia nos permite isso, e é nosso direito lutar pelo que acreditamos. Enfrentei caras feias, ouvi coisas que não gostei, mas levo a consciência tranquila. Afinal sabemos que muitos "eleitores" do nosso Chico irão aparecer somente agora. Mas em todo lugar a mecânica é a mesma.

E não acredito que existam perdedores nesta história. Afinal a democracia venceu. A maioria acreditou no Chico, Michele e Padilha. E agora muito trabalho virá pelos próximos quatro anos. Não somente a eles, mas para todos. O significado de universidade caracteriza o lugar onde encontramos as funções educativas mais completas, em sua totalidade. Se somos parte desse conjunto, devemos honrá-lo. Não basta reclamar, precisamos fazer. Pessimismo é para os fracos.

Conheço nossos diretores eleitos, e sei da história de cada um. Mas não devemos pensar somente no que foram. O que me importa é como serão. E sei que pude apostar neles porque são pessoas honestas e corajosas, características necessárias para os bons tempos que virão.

Nossa URI tem todos os requisitos para crescer ainda mais. E sei que vai. Claro que haverão obstáculos. Alguns não vencidos talvez. Afinal a URI é composta por seres-humanos. Seres formados de qualidades e defeitos. E que bom que funciona assim. Das perdas ganhamos força para nos reerguermos. Acredito em Chico, e ainda quero destacar o mérito da Prof. Rosane pela vitória. Mulher guerreira que irá certamente representar, e muito bem, a nossa URI Santiago.

E agora está na hora de uma união coletiva em prol da URI. Sem pecuinhas e espírito de apartheid. Juntos somos muitos, e podemos construir uma nova e bela parte da história da URI.

Finalizo este email com meus agradecimentos pela divulgação, correta e digna, do processo eleitoral da URI. Não agiste como jornalistas que há tempos prejudicam a imagem da nossa universidade com mentiras e notícias infundadas. Mas a sociedade logo se cansa de gente assim.

Ainda aproveito para lhe desejar parabéns pela chegada da Nina. Tenho um filho de 02 anos e em setembro deste ano chegará meu próximo. Felicidade não existe igual. Felicidades com tua família.

Grande abraço.

Prof. Eduardo Saldanha
Curso de Ciências Contábeis
URI Santiago