Terminou a eleição. Chico venceu com 53.7% dos votos e a Professora Aida obteve 46.3%dos votos.
Quem não se lembra da matéria do blog, escrita em março desse ano, onde o blogueiro adiantou o resultado; aliás, exatamente, exatamente, como o blog previu, foi. Chico ganhou entre os professores, entre os funcionários e na comunidade, sendo que Aida ganhou entre os alunos.
Para o nosso BEM teremos Rosâni na reitoria. Será um trabalho bem legal e integrado.
Agora, cá entre nós, depois da festa, todos se questionavam apenas uma coisa, afinal de quem foi o voto para Aida nos 5 da comunidade? Eu consultei as fontes e - pela parte da URI - do staff de Chico, todos são unânimes em afirmar que o voto de Oli Thier, que representava o empresariado, foi aberto em CHICO. Se isso for mesmo verdade, têm problemas na área, pois os outros quatro votos, 3 eram dos vereadores PELÉ, DAVI, MARA e um do Prefeito Ruivo. Se não foi o Thier que votou na Aida, como sustenta o grupo de Chico, quem foi então? Essa é muito boa e ensejerá boas reflexões a partir de agora.
Ainda é cedo para pesarmos o que mais influenciou ou não...mas que houve surpresas houve.
Muito elegante a postura do jovem Juliano Bochi Brum Costa, neto do professora Aida, após a eleição, saiu apertando às mãos e cumprimentando os vencedores. Fiquei impressionado com sua grandeza e diplomacia. O Rafael Nemitz tambem estava lá, até o fim, sempre elegante e fazendo seu trabalho. Belo trabalho, aliás, esse do Rafael, a despeito de resultados e paixões, ele demarcou um importante espaço e cresceu como liderança jovem.
O Professor MIGUEL GARAIALDI elogiou a participção dos blogs, com as posturas críticas, questionamentos e tudo mais. Para muitos, essa foi uma eleição fundamentalmente influenciada pelo debate via blogs. Essa opinião era unânime entre os professores que conversam comigo após a eleição.
Agora a Universidade seguirá buscando seus caminhos. Foi um belo debate, acirrado, mas a sociedade sai amadurecida. Não pode haver, agora, perseguições, é preciso a volta da harmonia, o trabalho unido e sobretudo, mantendo o respeito às opiniões divergentes, aliás, assegurando o espaço para a crítica e para a divergência.
A sociedade entendeu, afinal, que é necessário a busca da modernidade, precisamos investir na qualidade do ensino e romper com os vínculos familiares e de cabides de empregos. Espera-se que a lição tenha sido bem assimilada.
Ganhou Santiago, ganhou nossa sociedade. Agora, precisamos estar todos juntos e irmanados para dar o melhor de nós pela URI e por Santiago. Revanchismo não se coaduna com o espírito guerreiro dos vencedores.
Amanhã é outro dia...a vida segue. E eu to morrendo de saudades da Nina.