Com as pesquisas eleitorais emboladas, Santiago e região entram no momento mais decisivo do processo eleitoral desse ano. Aqui, as forças políticas começam a se definir. Sob o impacto do caminhonaço, muitos segmentos ligados ao setor primário estão optando pela candidatura de José Serra e repudiando amplamente a candidatura de Dilma Roussef. Esse fato, a rigor, é o mais contudente dos últimos tempos, pois se trata de uma tomada de posição em grupo e diretamente relacionada com a sucessão presidencial.
Trata-se de um engajamento aberto e explícito e parte de um grupo econômico forte que teve sua decisão precipitada pela participação solitária de José Serra na Conferadação Nacional da Agricultura, presidida pela senadora Kátia Abreu, concomitantemente a não participação dos demais candidatos a sucessão presidencial no mesmo debate.
Resta saber a extensão da capacidade desse setor influenciar a opinião pública local, pois do resultado que decorrer das urnas é que poderemos medir a influência ou não desse setor.